Você sabe onde está agora, exatamente? Seu navegador pode ter essa informação precisa: o Internet Explorer 9 tem suporte a geolocalização. Não é para te espionar, não – a ideia aqui é que aplicativos online saibam sua localização (exata ou não) para oferecer uma melhor experiência personalizada ao visitante. Notícias personalizadas para sua região/cidade, mapas ou até mesmo previsão do tempo são itens que podem aproveitar a geolocalização no navegador.

Um bom exemplo de site que usa a geolocalização de uma forma divertida é o Foursquare Playground. O site leva os locais do site/rede social para o navegador, com visualização 3D estilo “Sim City”, como se sua cidade/bairro fosse mesmo um parquinho de diversões.



13-4sqplayground2

A página, no endereço foursquareplayground.com, funciona apenas em navegadores compatíveis com HTML5 como o IE9 e qualquer pessoa pode acessar o site e ver o que está acontecendo por ali. Quanto mais alto um prédio, por exemplo, mais popular ele é no Foursquare. Se você tiver uma conta no Foursquare e se conectar ao site, o mapa da cidade fica mais completo. Ao arrastar o mouse pelo mapa, o site mostra os locais que têm alguém naquele momento, com check-ins recentes, e você consegue ver o nome das pessoas em cada lugar, quem é o “mayor” e acessar as dicas compartilhadas por outros usuários.

13-4sqplayground3

O Foursquare Playground foi feito em parceria entre o Foursquare e a Microsoft para mostrar os recursos da geolocalização, do HTML5 e do CSS3 no navegador – tecnologias que o Internet Explorer 9 já está mais que pronto para lidar.

Curioso para ter um navegador compatível com os principais padrões da web? Baixe o IE9 em www.internetexplorer9.com.br, disponível para Windows Vista e Windows 7.