“O Poderoso Chefão” faz 50 anos com versão inédita nos cinemas

Em uma edição especial, a Paramount Pictures relança o clássico em 4K HDR, exclusivamente nos cinemas em 24 de fevereiro
O Poderoso Chefão
Imagem: Divulgação/Reprodução Paramount

Um dos maiores filmes de todos os tempos, está de volta às telonas! O clássico “O Poderoso Chefão”, dirigido por Francis Ford Coppola, completa 50 anos em 2022 e está ganhando uma versão em 4K HDR comemorativa, para ser relançado nos cinemas e nas plataformas de streaming.

E para comemorar o aniversário do primeiro filme, lançado em 24 de março de 1972, a produtora de Coppola e a American Zoetrope, junto à Paramount Pictures, realizou uma restauração meticulosa de todos os três filmes ao longo de três anos.

A equipe gastou horas e horas para garantir que cada quadro fosse avaliado para criar a apresentação mais pura, se mantendo fiel a película original. Além disso, todo o trabalho foi supervisionado por Coppola.

Por isso, a Paramount divulgou o pôster e o trailer da restauração de “O Poderoso Chefão”. Além do filme original de 1972, estrelado por Al Pacino e Marlon Brando, também foram restauradas as duas continuações sob a supervisão de Coppola. 

O primeiro trecho voltará a ser exibido nos cinemas, com estreia marcada para o dia 24 de fevereiro nos EUA. Os três longas serão lançados em streaming a partir de 22 de março. Confira o trailer e pôsteres divulgados:

https://www.instagram.com/p/CYrLPbwKzgq/?utm_source=ig_web_copy_link

https://www.instagram.com/p/CY1pr-JL6Wf/

“Tenho muito orgulho de O Poderoso Chefão, que certamente definiu o primeiro terço da minha vida criativa”, disse Francis Ford Coppola, em comunicado sobre a restauração. “Com este tributo ao 50º aniversário, estou especialmente feliz de ‘O Poderoso Chefão 3 – Desfecho: A Morte de Michael Corleone’ estar incluído, pois capta a visão original de Mario e minha ao concluir definitivamente nossa trilogia épica. 

As adaptações cinematográficas de Coppola dos romances de Mario Puzo acompanham a ascensão e a queda da família Corleone. Os dois primeiros longas da trilogia venceram o Oscar de Melhor Filme – em 1973 e 1975.

DETALHES DA RESTAURAÇÃO

  • Mais de 300 caixas de filmes foram examinadas para encontrar a melhor resolução possível para cada quadro dos três filmes.
  • Mais de 400 horas de reparos nos rolos, manchas e outras anomalias nos negativos.
  • Mais de 100 horas com uma precisão rigorosa de núcleos, garantirá as ferramentas de HDR100m que fotografia para a visão de Coppola e do diretor Gordon Willis.
  • Além do áudio 5.1 aprovado por Walter Murch em 2007, as faixas mono originais de O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II foram restauradas.
  • Todo o trabalho foi supervisionado por Coppola.

Vale lembrar que a Paramount trará essa estreia ao Brasil, mas ainda não definiu a data e nem as cidades que participarão desse evento cinematográfico.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas