O Instagram liberou agora em junho uma atualização em seu recurso de controle de “conteúdo sensível”. Até então, a ferramenta lançada em julho de 2021 abrangia apenas publicações sugeridas na aba “Explorar”.

Com a mudança, a rede social também pode controlar a quantidade de contas e de conteúdo sensível na busca, no Reels, em contas que o usuário pode seguir, em páginas de hashtag e em sugestões no feed.

O controle de “conteúdo sensível” tem três opções:

  • Mais: para quem aceita ver mais contas e conteúdos sensíveis (disponível apenas para usuários maiores de 18 anos);
  • Padrão: para quem não quer ver algumas contas e conteúdos sensíveis;
  • Menos: para quem quer ver ainda menos contas e conteúdo sensível.

Afinal, o que o Instagram considera conteúdo sensível?

Pelas regras do Instagram, conteúdo sensível é a publicação que não viola regras, mas que também não atende diretrizes de recomendação. Listamos algumas delas para você ficar por dentro. Veja a seguir:

  • Conteúdo que retrata violência, como pessoas brigando.
  • Conteúdo que pode ser sexualmente explícito ou sugestivo, como fotos de pessoas com roupas transparentes.
  • Conteúdo que promove o uso de certos produtos regulamentados, como tabaco ou produtos de vaping, produtos e serviços para adultos ou medicamentos.
  • Conteúdo que promove ou descreve procedimentos cosméticos.
  • Conteúdo que tenta vender produtos ou serviços com base em declarações de saúde, como a promoção de um suplemento para ajudar uma pessoa a perder peso.

Agora que você já sabe o que o Instagram considera sensível você pode usar a nova atualização para controlar o quanto dessas postagens você quer visualizar. Veja como é a configuração:

Imagem: Divulgação/Instagram
  1. Acesse o seu perfil.
  2. Toque no menu Configurações no canto superior direito.
  3. Toque em Conta.
  4. Toque em Controle de conteúdo sensível. Nessa página, você pode manter a configuração padrão (“Padrão”) ou escolher ver mais (“Mais”) ou menos tipos de conteúdo sensível (“Menos”). É possível alterar essas preferências a qualquer momento.