Enquanto pegava sua primeira amostra em solo marciano, a equipe do Mars Curiosity Rover notou uma coisa esquisita, algo que não deveria estar lá: um objeto brilhante no chão. O que ele era? Os cientistas da NASA ainda não sabem.

A imagem, obtida pela câmera no mastro direito durante a missão do 61º dia marciano, mostra o braço robótico do Curiosity cheio de areia, esperando para depositar o conteúdo em sua unidade de análise. Mas, após olhar a foto com mais atenção, alguém notou uma peça brilhante incomum.

A operação de reconhecimento foi abortada e o veículo, instruído a dar uma olhada mais de perto no estranho objeto. Os resultados dessa instrução ainda não chegaram à sala de controle daqui.

A NASA suspeita que isso possa ser uma parte do hardware do rover, mas eles não estão totalmente certos. Pode ser algum parafuso que ficou frouxo e caiu do Curiosity? Só por garantia a equipe aguardará a foto aproximada do objeto para dar um parecer. Isso os ajudará a “avaliar o possível impacto, se houver, nas atividades de amostragem.”

Se essa for uma peça do veículo, me pergunto o quanto ela poderia afetar as funções dele. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA ainda não disse nada a respeito.

O Mars Curiosity Rover aterrissou com sucesso em Marte no dia 6 de agosto de 2012. Até agora, a operação tem se desenvolvido sem falhas. [NASA]

O que é essa coisinha brilhante no solo marciano?