Esta superfície brilhante com uma textura estranha parece algo de outro planeta, mas na verdade é uma fotografia de algo bastante comum na Terra. A imagem foi capturada por um zoólogo. Você consegue adivinhar o que é?

O zoólogo Alexander Semenov registra em imagens a vida marinha – em especial, animais invertebrados – e recentemente decidiu experimentar fotografia macro para explorar algo que raramente vemos em fotos: a superfície de estrelas do mar. As fotos de Semenov são lindas, e mostram como cada espécie é diferente uma da outra.

Ele explica:

Quando comecei a experimentar fotografia da vida marinha, eu tentei fotografar pequenos invertebrados com a minha velha câmera DSLR, sem luzes ou lentes profissionais. Eu colecionava os invertebrados marinhos e depois tirava fotos deles no laboratório. Depois de dois ou três meses de fracasso após fracasso, acabei conseguindo algumas fotos boas, que eu mostrei para a equipe. Isto nos inspirou a comprar uma câmera semiprofissional com proteção contra água e uma luz estroboscópica.

Assim, passei a exploração seguinte tentando fotografar as mesmas criaturas, mas desta vez em seu habitat. Era muito mais difícil, e eu passei mais dois meses sem resultados significativos. Mas quando você está trabalhando em algo todos os dias, você inevitavelmente ganha um monte de experiência. Enfim eu comecei a tirar fotos interessantes – uma ou duas em cada mergulho. Agora, após quatro anos de prática, eu tiro algumas boas fotos quase todas as vezes que eu mergulho, mas eu ainda tenho muito a dominar em fotografia subaquática.

Você pode ver mais fotos de Semenov e suas criaturas do mar em seu perfil do Flickr. [Alexander Semenov via Peta Pixel]