O Intel Clover Trail é a próxima geração do chip Intel Atom, que vai acompanhar o Windows 8 tanto em tablets como em laptops. Isso significa que você provavelmente o verá muito em breve, então comece a se familiarizar com ele.

O Intel Clover Trail é a próxima geração do chip Intel Atom…

A Intel, que efetivamente domina o mercado de PCs, ainda engatinha em processadores móveis. Praticamente todo tablet ou smartphone usa chips com arquitetura ARM – como Tegra 3 ou Snapdragon – e quase todo mundo ignora os chips da Intel. E o Atom ficou com a imagem queimada depois de ser associado a netbooks, que raramente primavam pelo desempenho. Mas o Clover Trail – o processador Atom Z2760 – quer mudar tudo isso: segundo a Intel, ele é melhor que os chips ARM para tablets com Windows 8, mas custa o mesmo.

…que será usado em tablets e laptops com Windows 8…



A Intel apresentou o chip Clover Trail dentro de tablets, usando um dispositivo de referência com 10 polegadas, 8,7mm de espessura e pesava cerca de 680g (o novo iPad tem 9,4 mm de espessura e pesa 652g). Assim como o ARM, o Clover Trail é um sistema-em-um-chip.

Mas ao contrário do ARM, o Clover Trail vai rodar a experiência completa do Windows 8 em tablets: ele terá suporte a programas já existentes do Windows. Os processadores ARM, por sua vez, rodarão no Windows RT, que só terá apps Metro/Modern; na área de trabalho, haverá apenas o Office e programas embutidos no Windows (Paint, Wordpad etc.).

…e tem baixo consumo de energia…

Assim como em qualquer processador móvel, o foco do Clover Trail é em baixo consumo de energia. O Clover Trail é feito através de um processo de fabricação de 32 nanômetros que minimiza o tamanho do chip e o mantém eficiente. A duração da bateria de tablets com Trail Clover é estimada em 10 horas de uso contínuo, ou até 3 semanas em modo de espera.

…mas é potente…

O Clover Trail dual-core chega a clock de até 1.8GHz e tem suporte à tecnologia Intel Hyper-Threading, então ele roda até quatro threads simultâneos. Com o Clover Trail, também é possível integrar tecnologias comuns, como NFC, câmeras e opções de conectividade.

…então todo mundo está usando…

Samsung, Dell, Lenovo, HP, Acer, ASUS e outros já estão fabricando tablets com Clover Trail. Na verdade, já é possível encontrar híbridos de laptop e tablet com Clover Trail, como o Dell XPS Duo 12, ou o Samsung Series 5 Slate. A Intel diz que mais de 20 tablets estão sendo preparados no momento.

…e isso significa que ele pode chegar às suas mãos também.

Será interessante ver se a Intel consegue usar o Clover Trail para abrir um espaço entre chips móveis ARM e sua própria linha Core i5/i7 mais poderosa – ou se ele terá o mesmo destino trágico dos netbooks.

Os tablets que usarão o Clover Trail serão mais voltados a empresas, ou seja, devem custar mais caro e oferecer aos usuários “suporte legado” para o Windows (como versões anteriores do Office). Se você quiser isto no seu tablet, bem, o Clover Trail deve ser o meio-termo ideal.

Ou, no melhor cenário, este seria o tablet x86 que você sempre quis, e pelo preço de um tablet ARM. Um tablet mais poderoso do que você já viu, mas com um preço que não assusta? Isso seria interessante. Nós vamos descobrir o que o Clover Trail quer ser quando os tablets chegarem ao mercado neste final de ano, depois que o Windows 8 estiver disponível. [Intel]