O que esperar do Samsung Galaxy Book Pro 360?
A redação do Gizmodo Brasil testou o Galaxy Book Pro 360, notebook da Samsung com tela touch Super AMOLED. Aqui estão as nossas impressões.
Construção e design
O dispositivo é todo feito em alumínio e tem a cor “mistic navy”, uma espécie de azul escuro. A primeira impressão é que se trata de um notebook premium. Chama a atenção também a espessura ultrafina, de 11,5 milímetros. e seu peso –de 1,04 kg. O produto cumpre bem sua proposta de ser portátil, já que ocupa pouquíssimo espaço e é consideravelmente mais leve que notebooks convencionais.
O notebook impressiona pela espessura e pela leveza, mas não se engane, ainda assim, o Galaxy Book Pro 360 é extremamente resistente. A construção em alumínio torna o dispositivo resistente a eventuais impactos. Além disso, o dispositivo tem dobradiças bem firmes, e não é possível abri-lo com apenas uma mão –você percebe isso após a primeira tentativa–, é necessário apoiar a outra mão sobre o aparelho para conseguir levantar a tela.
As dobradiças do Galaxy Book Pro 360 permitem que sua tela dobre até 360º, possibilitando que o notebook fique em modo tenda, modo display ou modo tablet. O acabamento fosco evidencia marcas de dedo. Mas nada que um paninho úmido não resolva.
Tela
O dispositivo tem tela de 13,3 polegadas sensível ao toque com resolução Full HD e tecnologia Super AMOLED. Ela faz os pixels emitirem sua própria luz, ao contrário da tecnologia LCD LED, na qual os pixels são iluminados por um painel de LED atrás da tela.
A tecnologia AMOLED proporciona o “preto real”, já que, como os pixels se auto iluminam, os pixels podem se apagar totalmente, garantindo maior realismo nas cores mais escuras, sobretudo na cor preta, que em monitores e telas convencionais costumam ser mais distorcidos. Além disso, a tecnologia possibilita que os dispositivos possuam telas mais finas, já que são necessárias menos camadas na construção do display.
A tela do notebook é excelente e sem sombra de dúvidas entrega uma ótima experiência, tanto no uso do dia a dia, para estudos e trabalho e também para momentos de lazer, para ver filmes, séries e jogar.
Além disso, o dispositivo vem com um S Pen, caneta touch tradicional na linha de smartphones Galaxy Note. A S Pen é mais um recurso para interagir com a excelente tela do dispositivo, e pode ser uma excelente ferramenta para quem trabalha com desenho ou deseja fazer anotações diretamente na tela do dispositivo.
Hardware
O Samsung Galaxy Pro 360 tem processador Intel Core i7 de 11ª primeira geração, com quatro núcleos e oito threads, 16 GB de memória RAM, sem slots adicionais, e, portanto, sem possibilidade de expansão, e SSD de 512 GB. O dispositivo também conta com o iRIS XE, placa gráfica integrado mais poderosa da Intel, com 96 unidades de execução. Ela permite rodar alguns games que não exijam muita capacidade de processamento, mas que pode ter dificuldades para executar jogos de gerações mais recentes.
Apesar de não ser uma máquina construída para jogos, o notebook ainda pode fazer diversas tarefas pesadas, como edição de vídeos de alta resolução e execução de programas de modelagem 3D. O dispositivo é excelente para trabalho e é muito improvável que deixe a desejar em alguma tarefa.
Bateria
A bateria é surpreendente e passa a impressão de que não vai acabar nunca em uso moderado, durando próximo de dez horas (!). Com uso intenso, com diversas tarefas sendo realizadas ao mesmo tempo e brilho no nível máximo, o dispositivo aguenta quase cinco horas sem recarga.
Teclado
O Notebook tem teclado retroiluminado com três níveis de brilho no padrão ABNT 2. Um ponto que incomoda é a ausência do teclado numérico na extremidade direita do teclado. Isso ocorre em razão do tamanho do aparelho, que é pensado para ter portabilidade e facilidade de transporte.
O teclado possui um sensor de luz ambiente que desativa a retroiluminação se o local em que o notebook estiver for bem iluminado. A iluminação só funciona em locais pouco iluminados ou não iluminados, e, a princípio, não é possível desativar o recurso.
Além disso, no botão power, localizado no canto superior direito, há um leitor de digitais que facilita o desbloqueio do dispositivo. O recurso deve agradar os usuários que odeiam ter que digitar a senha sempre que a tela do notebook desliga após um certo período de inatividade.
Touchpad
O touchpad tem um bom tamanho e, no geral, é bastante confortável de utilizar. Na parte central, ele tem uma certa resistência, mas nada que atrapalhe a experiência do uso do Galaxy Pro 360. O tempo de resposta é muito satisfatório, e durante o tempo em que o dispositivo foi testado pela redação do Gizmodo Brasil não houve nenhum momento em que o touchpad apresentou algum problema ou deu alguma “travada”.
Conexões
O notebook tem conectividade bluetooth e wi-fi, quatro entradas USB-C, sendo três delas padrão e uma thunderbolt 4, tipo de conexão mais veloz que as portas padrões. É possível recarregar o dispositivo em qualquer uma das entradas USB-C. Ademais, tem entrada para cartões MicroSD e uma entrada fone/microfone.
Usuários que estão migrando de um PC ou outro notebook para o Galaxy Pro 360 podem considerar a falta de uma entrada USB-A um problema, uma vez que precisarão comprar outros periféricos, como mouse e teclado, que tenha algum tipo de conexão sem fio, ou investir em um adaptador para conseguir utilizar os periféricos que já possui.
Ficha técnica
Tela |
Super AMOLED Full HD |
Processador | Intel Core i7 |
Memória RAM | 16GB |
Armazenamento | SSD 512GB |
Sistema Operacional | Windows 10 Home |
Preço
É o que joga contra. Apesar da capacidade de processamento excelente, com um i7 e placa gráfica integrada potente –características que costumam elevar bastante o preço de computadores portáteis– o valor de R$ 11,140 soa bem salgado. Não é justificável, portanto, para usuários convencionais, que não demandam tarefas exigentes –como jogos e edição de vídeo.
Caso fique interessado pelo Galaxy Book Pro 360, você pode encontrá-lo na Amazon.