Esta semana, a Adidas anunciou a chegada no Brasil da chuteira Adizero F50 com o sensor miCoach Speed Cell. Este módulo fica em uma cavidade no meio da chuteira e monitora o jogador, medindo velocidade, distância percorrida, sprints (piques) e tempo total. Ele faz mais que o Nike+! O Henrique Martin, parceiro do Ztop e sedentário como nós, experimentou as chuteiras e conta a experiência.

A chuteira com sensor permite analisar os dados do jogador após um treino ou partida, e sincroniza com o computador ou dispositivo iOS sem usar fios. Ele só precisa de um receptor, que vem com o miCoach em versões USB (para PC ou Mac) ou 30 pinos (para iPhone/iPad/iPod Touch). Então, você pode analisar seus dados enviando-os para micoach.com, ou usando o app para iOS da Adidas. (Eles prometem adaptador e software para Android até fevereiro de 2012.)

A Adizero F50 pesa 165g, e o miCoach pesa 8g – para o Henrique, “me impressionou bastante… elas serem muito leves”. O sensor fica no meio do solado, então “não tem risco de sofrer impacto do calcanhar nem da frente do pé”. E o que ele fez usando as chuteiras? “A missão era correr um pequeno circuito com movimentos futebolísticos, correr uma reta e chutar pro gol.” Você confere no Ztop como funciona o monitoramento, e como são exibidos os resultados.

A chuteira começa a ser vendida no Brasil em dezembro por R$800. O sensor miCoach é vendido à parte, por R$300. Como é usar chuteiras “chuteiras que custam quase o mesmo que um smartphone”? Visite o Ztop para descobrir: [Ztop]