“O Senhor dos Anéis”: direitos dos filmes e games de mudam de mãos; como fica

Ao adquirir os direitos de "Senhor dos Anéis" e do "Hobbit", o Embracer Group terá controle sobre filmes, jogos de videogame e tabuleiro, merchandising, peças e até mesmo parques temáticos das franquias. Entenda o negócio
O Senhor dos Anéis

O negócio deve ser tão vultuoso que não revelaram o valor!

A empresa sueca de jogos Embracer Group adquiriu a Middle-earth Enterprises do The Saul Zaentz Company e é a nova dona do catálogo de propriedade intelectual e direitos mundiais de filmes, videogames, jogos de tabuleiro, merchandising, parques temáticos e produções teatrais da trilogia literária “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” de JRR Tolkien. 

De acordo com com informações do The Hollywood Reporter, a empresa também possui direitos equivalentes a outras obras literárias relacionadas à Middle-earth pela Tolkien Estate e HarperCollins, “que ainda precisam ser exploradas”, disseram ao divulgar o acordo.

O Embracer comprou os direitos que pertenciam, desde os anos 1970, ao grupo The Saul Zaentz Company, se tornando a nova proprietária da divisão que é conhecida como Middle-Earth Enterprises.

“Estou realmente empolgado por ter O Senhor dos Anéis e O Hobbit, uma das franquias de fantasia mais épicas do mundo, se juntar à família Embracer, abrindo mais oportunidades transmídia, incluindo sinergias em nosso grupo global”, disse Lars Wingefors, fundador e grupo. CEO da Embracer, responsável pelo negócio. “No futuro, também esperamos colaborar com licenciados externos existentes e novos de nosso portfólio IP cada vez mais forte.”

“Nós da Zaentz Company tivemos a honra ao longo do último meio século de administrar os direitos de Tolkien para que os fãs de ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Hobbit’ em todo o mundo pudessem desfrutar de filmes épicos premiados, videogames desafiadores, teatro de primeira linha e mercadorias de todas as variedades”, disse Marty Glick, COO da Saul Zaentz Company.

“Não poderíamos estar mais empolgados com o fato de a Embracer assumir a responsabilidade agora, e estamos confiantes de que seu grupo levará a novas alturas e dimensões, mantendo a homenagem ao espírito dessas grandes obras literárias”.

Os próximos passos da franquia

Os principais trabalhos futuros, nos quais a Middle-earth Enterprises tem interesses financeiros, incluem a série da Amazon “O Senhor dos Anéis: Anéis do Poder”, que estreará em 2 de setembro, o filme de animação “O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim” (Warner Bros.), com lançamento previsto para 2024, e o jogo para celular “The Lord of the Rings: Heroes of Middle-earth” (Electronic Arts).

“Outras oportunidades incluem explorar filmes adicionais baseados em personagens icônicos, como Gandalf, Aragorn, Gollum, Galadriel, Éowyn e outros personagens das obras literárias de JRR Tolkien, e continuar a fornecer novas oportunidades para os fãs explorarem esse mundo fictício por meio de merchandising e outras experiências”, disse Embracer.

Outras aquisições do grupo

Além disso, em maio, a Embracer anunciou acordos para adquirir os estúdios de desenvolvimento de videogames Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal por US$ 300 milhões em dinheiro e dívidas, dando-lhe IP de jogos populares para as  franquias “Tomb Raider”, “Deus Ex”, “Thief” e  “Legacy of Kain”.

E não para por aí! A Embracer também anunciou uma série de outras aquisições. Entre eles estão acordos para a desenvolvedora e editora de jogos norte-americana Tripwire Interactive, conhecida pelas séries “Killing Floor” e “Rising Storm”, bem como “Maneater”, e a desenvolvedora de jogos sueca Tuxedo Labs, conhecida por “Teardown”.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas