O “transporte do futuro” de Elon Musk é apenas um cara dirigindo lentamente em um túnel

O Las Vegas Loop de US$ 52 milhões, um túnel localizado a 12 metros de profundidade, tem cerca de 2,4 quilômetros de extensão.
Gif: Review Journal/Twitter

A mídia local em Las Vegas foi convidada a conhecer o novo meio de “transporte público” de Elon Musk na quinta-feira (8). Mas quão futurística é essa tecnologia, que a Boring Company apelidou de “Loop”? Isso depende de quão futurista você acha que um carro sendo dirigido lentamente por um humano dentro de um túnel pode ser.

O Las Vegas Loop de US$ 52 milhões, um túnel localizado a 12 metros de profundidade, tem cerca de 2,4 quilômetros de extensão e três paradas ao redor do Centro de Convenções de Las Vegas: Estação Central, que é subterrânea, bem como a Estação Oeste e a Estação Sul, ambas na superfície.

Mick Akers, repórter do Review Journal, tuitou vários vídeos mostrando o sistema de transporte da Boring Company em Las Vegas na quinta-feira. E parece bastante decepcionante, para dizer o mínimo.

Tradução: Filmagem de como é um Tesla viajando pelo Convention Center Loop da Boring Company

Os vídeos mostram um carro Tesla sendo dirigido por um motorista humano e que atinge uma velocidade máxima de apenas 56 quilômetros por hora, de acordo com o Review Journal. E embora a prévia de quinta-feira devesse ser um evento especial exclusivamente para a imprensa de Las Vegas, parece que os repórteres não receberam muitas informações novas.

“Agora, nós conseguimos ver muito nesta demonstração. Caramba, estou em um Tesla agora passando pelo túnel”, disse o repórter James Schaeffer, tentando soar como se o evento tivesse valido a pena.

“Mas há alguns detalhes dos quais não temos tanta certeza…que ainda estamos descobrindo, como os tempos de embarque e espera e sobre os veículos de 16 passageiros que passarão por esses túneis”, continuou Schaeffer. “Até lá, vamos apenas aproveitar o passeio como todo mundo.”

O que aconteceu com aqueles veículos para 16 pessoas? Quando Musk anunciou o Loop pela primeira vez, parecia genuinamente um novo sistema de transporte empolgante. Musk prometeu que cada veículo poderia acomodar mais de uma dúzia de pessoas e que tudo seria autônomo.

Mas parece que quase nada é automático. Você ainda tem que dizer ao seu motorista humano para onde deseja ir. A Boring Company publicou um vídeo no Vimeo para o Las Vegas Loop com as seguintes instruções:

  1. Entre em um carro
  2. Diga ao seu motorista aonde você quer ir — Estação Oeste ou Estação Sul
  3. É só isso!!!


Gif: The Boring Company/Vimeo

O grande discurso de venda é que sua caminhada de 15 minutos de um lado a outro do centro de convenções é reduzida para “apenas alguns minutos”, de acordo com o Las Vegas Review Journal. Mas, novamente, as questões sobre o tempo de embarque ainda estão no ar.

“Em plena capacidade, o Loop do Centro de Convenções da Boring Company pode transportar 4.400 pessoas por hora em sua frota de 62 veículos”, tuitou Akers, aparentemente contradizendo seu colega, que relatou que isso ainda não está claro. O Gizmodo não pôde confirmar nada, dado o fato de que Musk é notoriamente hostil aos jornalistas e até fechou o departamento de Relações Públicas da Tesla no ano passado.

Ainda temos algumas perguntas que não são facilmente respondidas pelos vídeos da Boring Company. E espero que essas questões sejam esclarecidas quando o Loop for aberto, provavelmente nos próximos meses.

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No final das contas, o que os repórteres puderam ver na quinta-feira? Luzes coloridas. Muitas luzes coloridas, ao que parece. E não muito mais. Não estamos dizendo que Las Vegas desperdiçou US$ 50 milhões em um túnel estúpido, mas também não estamos negando.

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