Obra de brasileiro será exposta no 1º museu de arte na Lua

Obra integra uma escultura colaborativa que levará para a Lua centenas de imagens, poemas, músicas, nano-objetos, entre outras peças
Módulo da Astrobotic vai levar obra de brasileiro para o 1º museu na Lua
Imagem: Carnegie Mellon University/Reprodução

A Lua está prestes a ganhar seu primeiro museu. Calma, as autoridades não devem montar nenhuma grande infraestrutura no satélite. Na verdade, trata-se do “The MoonArk”, uma escultura colaborativa que pretende despertar a admiração dos humanos do futuro por meio de narrativas visuais. 

O projeto, dirigido pelo artista Mark Baskinger, está ligado à Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. De acordo com a agência FAPESP, obras do artista plástico brasileiro Enio Longo, membro do núcleo de criatividade do Projeto Nanoarte no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), devem representar o Brasil.

Algumas telas de Longo com a temática “amor” estão sendo exibidas na exposição virtual “Arte, infinita arte”, organizada pela Raphael Art Gallery-Edmundo Cavalcanti. A mostra vai até o dia 20 de abril e o material pode ser acessado no Facebook e no Instagram.

Além das telas do brasileiro, o MoonArk deve reunir outras centenas de imagens, poemas, músicas, nano-objetos, mecanismos e amostras terrestres entrelaçadas por meio de narrativas complexas. Há, na verdade, dois exemplares idênticos da peça – um que ficará na Terra e outro que irá para o espaço.

Lançamento do museu na Lua

O Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian, nos EUA, deve incluir um exemplar do MoonArk em sua coleção permanente, aqui na Terra. O outro voará a bordo de um módulo de pouso Astrobotic, com lançamento previsto para 4 de maio. 

O lançamento faz parte da missão Peregrine 1. Ele está marcado para acontecer em Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance.

Além do pequeno museu, o módulo também carregará objetos científicos para o estudo da exosfera lunar, das propriedades térmicas do satélite, da abundância de hidrogênio no regolito lunar, dos campos magnéticos e do ambiente de radiação da Lua.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas