A construção de um posto de gasolina na cidade de Bruges, na Bélgica, resultou em uma surpreendente revelação arqueológica.

Em meio à obra, estavam três túmulos medievais que datam do final do século 14. 

A escavação estava sendo monitorada pelo serviço arqueológico intercomunitário Raakvlak. Os dois primeiros jazigos foram revelados em maio de 2021, enquanto o segundo foi achado em outubro do mesmo ano.

Dentro deles, os pesquisadores encontraram restos mortais de cerca de 50 indivíduos. 

Dois destes túmulos estavam inteiramente pintados. As imagens traziam representações medievais clássicas, as quais permitiram aos cientistas datar o objeto. O jazigo melhor preservado, encontrado na primeira leva, expõe desde anjos balançando incensários até representações de Jesus. Você pode ver uma adaptação 3D da peça clicando aqui.

Túmulos medievais
Representações artísticas vistas em túmulos medievais. Imagem: Raakvlak/Reprodução

A escavação estava sendo feita próxima à Igreja de Nossa Senhora em Bruges e, devido a isso, os túmulos devem ser transferidos para o seu museu.

Remover essas construções do local em que estão sem danificá-las não é tarefa fácil, já que são em sua maioria constituídas de alvenaria.

Mesmo assim, o trabalho já está sendo feito. Por enquanto, o jazigo medieval que apresenta uma melhor preservação está sendo mantido no próprio templo, mas deve ser transferido para o museu em breve.