_Privacidade

Oculus vai exigir login pelo Facebook para acessar recursos e coletar dados para anúncios

Segundo o Facebook, os dados coletados incluiriam "conteúdo relevante" sobre a "atividade no Oculus", como quais aplicativos você utiliza.

Os dispositivos Oculus anunciados na conferência para desenvolvedores do Facebook em San Jose em abril de 2019. Foto: Tony Avelar (AP)

Os proprietários do caro hardware da Oculus poderão em breve ter seus dados coletados pela dona da empresa, o Facebook, para uso em “conteúdo mais relevante, incluindo anúncios”, informou o UploadVR na quarta-feira (11).

A mudança ocorre em um momento em que a Oculus adiciona um grande número de recursos sociais do Facebook e ferramentas de verificação de identidade aos dispositivos. Isso inclui bate-papo e envio de mensagens entre amigos enquanto a pessoa usa um aparelho Oculus VR. O aparelho se conecta automaticamente a amigos em aplicativos e jogos para vários usuários, eventos, festas e compartilhamento de mídia.

Os usuários podem optar por não vincular sua conta Oculus a uma conta do Facebook, mas isso significa renunciar a muitos dos novos recursos. “Os recursos sociais existentes, como ingressar em grupos, adicionar amigos e visitar as casas de outras pessoas”, que anteriormente operavam via contas Oculus, agora também permitirão que os usuários façam login no Facebook, de acordo com o UploadVR.

O Facebook insiste que a intenção do programa é “ajudar as pessoas a construir suas comunidades de realidade virtual, mantendo-as mais seguras”, de acordo com o UploadVR. A empresa também forneceu uma prévia do Horizon, uma espécie de Disneyland em VR, em setembro — que também exige uma conta no Facebook, além de uma conta Oculus, ostensivamente pelo mesmo motivo. O site sobre realidade virtual RoadToVR observou que uma integração mais estreita entre contas Oculus e Facebook vinculadas a nomes reais poderia dar uma reduzida nos possíveis trolls.

Os produtos Oculus não são baratos, chegando a centenas de dólares. Portanto, não é de surpreender que as notícias de que alguns recursos agora exigiriam habilitar o rastreamento do Facebook foram aparentemente mal recebidas, em geral, nos subreddits de games e da Oculus.

“Você pode escolher se deseja adicionar seus amigos do Facebook automaticamente como amigos no Oculus (dependendo das configurações) e controlar quem pode ver o seu nome real do Facebook no Oculus”, disse o Facebook ao UploadVR em um comunicado. “Você sempre poderá escolher quais informações publicar no seu perfil ou linha do tempo do Facebook, concedendo permissão para publicar ou atualizando suas configurações de privacidade.”

O Facebook acrescentou que os dados coletados incluiriam “conteúdo relevante” sobre a “atividade no Oculus”, como “quais aplicativos você usa”, relatou o UploadVR, que seriam usados para fins como recomendar eventos do Oculus ou aplicativos de realidade virtual.

A empresa argumentou que mapas 3D do interior das residências, criados pelo sistema Oculus Insight nos dispositivos Quest e Rift S para criar limites em ambientes virtuais, são armazenados localmente e não serão usados ​​para identificar objetos na casa de uma pessoa para fins publicitários. (O UploadVR escreveu anteriormente que o Facebook explicou os boatos de que o aparelho transmitia fotos dos interiores das casas dos funcionários para os servidores da empresa como apenas para “fins de teste interno” e que os funcionários concordaram em participar.)

O Facebook apresentou várias falhas graves de privacidade nos últimos anos, e não são surpreendentes as preocupações de que seu hardware possa ser usado para espionar o interior das casas das pessoas. A linha de dispositivos de bate-papo por vídeo Portal, que também coleta dados sobre os usuários, enfrentou resistência — o que nossa repórter descreveu como “um sentimento generalizado de desconforto” quando está ligado. A empresa ainda está avançando com novos produtos na linha Portal, com um foco renovado de marketing na privacidade.

[UploadVR]

Sair da versão mobile