Odysseus: sonda enviada para a Lua envia primeiras imagens do espaço
A sonda espacial privada IM-1 — apelidada de Odysseus — mandou suas primeiras imagens para a Terra. Enviada ao espaço na última quarta-feira (15), o módulo tem previsão de pouso na Lua na próxima quinta-feira (22). Entre as imagens, chamou a atenção dos amantes das astronomia uma “selfie” da sonda com o planeta Terra de fundo.
Esta novo lançamento tem sido acompanhado por cientistas de todo o mundo, já que acontece após a fracassada missão “Peregrine”, em janeiro deste ano.
Segundo a Intuitive Machines, empresa responsável pela nave, a missão IM-1 segue tranquila. A comunicação com a Terra está funcionando bem e o módulo funciona como o esperado. A NASA, que financia a missão, também confirmou que os dados do equipamento são transmitidos normalmente. De acordo com a agência, todos os equipamentos científicos seguem em operação.
O que esperar da sonda em missão na Lua
Se for bem sucedida, Odysseus será o primeiro módulo lunar lançado nos Estados Unidos a tocar o solo da Lua em cinco décadas. O feito seria ainda mais impressionante por se tratar de uma missão privada.
A nave deverá pousar cerca de 300 km do Polo Sul da Lua, onde a agência dos EUA espera construir uma base para receber astronautas. De acordo com a NASA, a alunissagem deve ocorrer na pequena cratera Malapert A, no próximo dia 22 de fevereiro. Confira a simulação do pouso:
Uma vez na superfície lunar, a expectativa é que o Odysseus implante um conjunto de instrumentos científicos, cortesia do investimento da NASA. Entre eles, está, por exemplo, uma ferramenta para medir o impacto do pouso, analisando plumas de poeira lunar.
Além disso, outro componente crítico a bordo do Odysseus é um conjunto retrorrefletor de laser. O dispositivo irá refletir os raios laser disparados da Terra, permitindo medições precisas e melhorando nossa compreensão da dinâmica lunar.