Hoje, a Microsoft redefiniu sua estratégia do Office em dispositivos iOS e Android. A suíte de produtividade já era gratuita no iPhone e Android, porém agora ficou mais útil; e no iPad, você não precisa mais pagar para criar e editar documentos.

A empresa ainda aproveitou para mostrar como será o novo Office para Windows, com uma interface pensada para o toque. Vamos por partes:

Office para iPhone

Novo Microsoft Office para iPhone

Este ano, a Microsoft passou a oferecer de graça o Office para iPhone, um app para criar e editar documentos do Word, Excel e PowerPoint. Só que ele era bem limitado: por exemplo, era impossível formatar parágrafos ou mudar a fonte em textos do Word.

Isso muda a partir de hoje: o iPhone recebeu apps separados para Word, Excel e PowerPoint que permitem criar e editar documentos. Todos são gratuitos, e trazem basicamente os mesmos recursos da ótima versão para iPad: formatar, mover e ajustar o texto na página; inserir formas, tabelas e fotos; e editar transições de slide em apresentações.

A ideia de editar arquivos em um smartphone talvez soe terrível, mas a Microsoft inclui um recurso bem legal chamado “exibição de refluxo”, que amplia o documento e permite se deslocar por ele, para que você edite e selecione o texto com mais facilidade.

Além disso, os três apps já possuem integração com o Dropbox: você poderá abrir, editar e salvar documentos na nuvem (sem usar o OneDrive) graças a uma parceria anunciada esta semana. Funciona assim:

Você não precisa assinar o Office 365 para usar os apps para iPhone. Mas se você for assinante, terá acesso a alguns recursos avançados, como tabelas dinâmicas (pivot tables) e outros formatos de apresentação.

Os apps do Word, Excel e PowerPoint já estão disponíveis de graça na App Store.

Office para iPad

Novo Microsoft Office para iPad

A Microsoft lançou este ano o Office para iPad. São três apps separados para Word, Excel e PowerPoint, que você só podia usá-los se fosse assinante do Office 365.

Isso muda hoje: a Microsoft liberou hoje o acesso gratuito para qualquer usuário. Você também terá integração à nuvem com o Dropbox. Por sua vez, quem for assinante terá acesso a alguns recursos avançados, mas nada que faça falta para usuários em geral. Confira aqui nosso hands-on em vídeo do Office para iPad.

Office para tablets Android

Office para tablets Android (2)

Hoje, a Microsoft também anunciou uma versão do Office para tablets Android. Ela está em versão preview, mas não tente procurá-la na Play Store: para testá-la, você precisa preencher este formulário.

Trata-se basicamente dos mesmos apps Word, Excel e PowerPoint que vimos no iPad, porém rodando no Android. Os apps são gratuitos e não requerem assinatura do Office 365. A Microsoft promete lançar a versão final no início de 2015.

O Office para smartphones Android ainda não recebeu nenhuma atualização – é o mesmo app limitado (e gratuito) de antes.

Office para Mac e Windows 10

A Microsoft não se esqueceu do Office para computadores, é claro. O Windows 10 ganhará uma versão do Office pensada para o toque, que funciona assim:

Ela será lançada junto ao novo sistema operacional – ou seja, provavelmente em abril.

Enquanto isso, o Word, Excel e PowerPoint para Mac receberão atualizações em versão beta no primeiro semestre de 2015. As versões finais virão no segundo semestre. No mês passado, a empresa lançou o Outlook para Mac para assinantes do Office 365. [Office Blogs]

Atualizado às 14h56


Compras realizadas nos links acima poderão fazer com que ganhemos uma porcentagem da operação.