O Firefox adotou um ciclo rápido de atualizações, assim como o Chrome, por isso em nove meses ele já passou da versão 4 para a 10 final. E o que traz essa nova versão? Duas novidades para resolver o problema de muitas versões em pouco tempo.

Uma das reclamações era que, atualizando a versão do Firefox, várias extensões paravam de funcionar. Bem, se o add-on era compatível com o Firefox 4, a Mozilla já o marcava como compatível para as versões seguintes – só que isso valia apenas para a Galeria de Extensões da Mozilla. Se você baixasse a extensão em outro lugar – caso de 75% dos add-ons, segundo a Mozilla – você teria problemas quando atualizasse o Firefox. Não mais: o Firefox 10 ativa qualquer extensão compatível com FF4 ou superior.

Outra reclamação: as empresas não queriam atualizar o Firefox de seis em seis semanas – esse ciclo de lançamentos do navegador é muito frequente. Assim, o Firefox 10 é a primeira Versão com Suporte Estendido (ESR), e será atualizada nas empresas a cada 42 semanas (cerca de 10 meses). Ou seja, o próximo Firefox ESR será a versão 17.

Outras novidades incluem o botão Avançar aparencendo só depois que você clica no botão Voltar (faz sentido!), suporte a API para webapps em tela cheia e anti-aliasing para WebGL. Para baixar o Firefox 10 final, use os links a seguir ou vá em Menu > Ajuda > Sobre o Firefox para atualizá-lo. Atualizações automáticas, como no Chrome, devem chegar no Firefox 13. [Firefox 10: Windows | Mac | Linux via Computerworld]

Imagem por Softpedia