Eleitores brasileiros e de todo o mundo vão olhar para o país durante a apuração dos votos do segundo turno das eleições, neste domingo (30).
Como neste ano todos os estados acompanham o horário de Brasília, independentemente do fuso, a contagem começa logo depois do fechamento das urnas, a partir das 17h.
A tensão e expectativa com o resultado em meio a uma disputa acirrada entre candidatos à presidência e a doze governos estaduais fará com que todos os órgãos públicos eleitorais e a maioria dos veículos de comunicação fiquem de olho na cobertura do pleito.
A seguir, listamos as principais coberturas de mídia previstas para a apuração deste domingo.
Órgãos oficiais
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulga os resultados em tempo real no site Resultados. É possível acompanhá-lo na versão web ou pelo aplicativo de mesmo nome, disponível para download na App Store e Google Play.
A Justiça Eleitoral também fará uma transmissão ao vivo no YouTube. A live começa ao meio-dia e vai até às 21h – o horário estimado para um resultado mais concreto da resposta das urnas. Assista aqui.
TV aberta
Na Rede Globo, o programa Fantástico começa às 17h com a cobertura da apuração dos votos no segundo turno. Na programação divulgada pela emissora, o acompanhamento segue até às 23h30, quando entra o último Giro das Eleições. Isso significa que, assim como já é tradicional, a Globo faz sua cobertura do pleito ao vivo, com base nos dados divulgados em tempo real pelo TSE.
A Record TV iniciará uma edição especial de acompanhamento da contagem de votos às 16h45. O programa vai até às 19h45. Depois, a cobertura continua com inserções durante o programa Domingo Espetacular, até o fim da apuração.
O Grupo Band começa seu programa Band Eleições às 18h30 e segue acompanhando os resultados eleitorais até às 22h. A emissora também disponibiliza a transmissão pelo YouTube. Assista aqui.
Na Rede TV!, jornalistas acompanham a apuração dos votos a partir das 17h até às 20h30. Já o SBT só incluiu uma programação sobre o resultado das eleições à meia noite, tecnicamente, no dia seguinte ao pleito.
TV fechada
Como já é de esperar, todos os canais de jornalismo acompanham a apuração dos votos no domingo. Tanto a Globo News quanto a Record News terão a grade inteira dedicada ao acompanhamento do pleito até a divulgação dos resultados em todos os estados.
A CNN Brasil, assim como no primeiro turno, anunciou que fará uma cobertura jornalística de 48 horas ininterruptas de programação ao vivo. A programação especial começa neste sábado (29), às 23h45, e termina na segunda-feira (31), à noite. Muitos dos programas também são transmitidos ao vivo no canal do YouTube da emissora.
Sites de notícia
Além das reportagens no site e redes sociais ao longo do dia, o UOL também transmitirá a apuração dos votos do segundo turno no YouTube. A programação começa às 14h. Assista aqui.
O G1 disponibiliza um site de acompanhamento dos resultados nas urnas. A cobertura, como de costume, deve seguir durante o domingo no site e nas redes sociais. O mesmo acontece com os sites Terra, Folha de S.Paulo, Estadão e iG.
Candidatos
No 2º turno, disputam a presidência da República os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Em 2 de outubro, o petista conquistou 57.259.504 votos (48,43%), enquanto o atual presidente fez 51.072.345 (43,2%).
Ao todo, foram 118.229.719 (95,59%) de votos válidos. A abstenção chegou a 20,95%, com 1,59% de votos em branco (1.964.779) e 2,82% votos nulos (3.487.874).
Os 12 estados que votam para governador são:
- Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)
- Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)
- Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)
- Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
- Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
- Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)
- Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
- Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)
- Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
- Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)
- São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)
Horários
Com a unificação com o horário de Brasília, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima vão às urnas mais cedo, das 7h às 16h locais. No Acre, será das 6h às 15h.
No estado do Amazonas, 11 municípios que seguem o fuso horário do Acre também começam e terminam mais cedo. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do estado, a eleição acontece das 7h às 16h no horário local.
Já o eleitorado de Fernando de Noronha (PE) vai às urnas das 9h às 18h locais. No exterior, os eleitores brasileiros seguem o horário original (das 8h às 17h) conforme o fuso local.
Lembre-se: o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos. Para votar, é obrigatório levar um documento oficial com foto.