Ciência

Onde assistir ao eclipse solar “Anel de Fogo” neste sábado (14); saiba mais

Eclipse se dá quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, deixando apenas um “Anel de Fogo” brilhante ao redor da borda da estrela
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Um fenômeno astronômico impressionante será visível no Brasil neste sábado (14). O chamado eclipse solar “Anel de Fogo” acontece às 16h50. O eclipse se dá quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, deixando apenas um “Anel de Fogo” brilhante ao redor da borda da estrela.

O eclipse solar anular será visível completamente nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nos demais estados do país, ele será parcial.

Trajeto do Eclipse Anular de 14 de Outubro de 2023. Imagem: Time and Date/Reprodução

O máximo do eclipse ocorrerá às 16h50, e o evento termina às 17h50 – totalizando 2 horas e 7 minutos.

Mas afinal de contas, o que é o eclipse “Anel de Fogo”?

Explicando de forma simples, os eclipses solares ocorrem quando a Lua passa entre o Sol e Terra. Assim cobrindo o disco solar e lançando uma sombra no planeta durante parte de sua trajetória.

Existem dois tipos: o total e o anular. Quando o eclipse é total, a Lua cobre totalmente o Sol. Já nos anulares, a cobertura solar é somente parcial. Isso acontece pela distância que a Lua se encontra da Terra durante sua rotação.

A rotação da Lua ao redor da Terra não é perfeitamente circular, ela é é elíptica. Isso faz com que, dependendo do momento, ela esteja mais próxima ou distante do nosso planeta.

Assim, no alinhamento entre Terra, Sol e Lua, quando ela está mais próxima (o perigeu), ela parece tão grande quanto o Sol, cobrindo toda a sua luz. Já quando ela está mais distante (apogeu), ela parece um pouco menor, de forma que seu tamanho não é suficiente para cobrir toda a luz solar.

Órbita da lua funciona de forma elíptica. Imagem: Unidades Imaginárias/Reprodução

Como assistir pela internet

Se não deu tempo de se preparar para observar o eclipse pessoalmente, é possível assistir pela internet.

O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual “O céu em sua casa: observação remota” no seu canal de Youtube, e contará com a parceria de astrônomos amadores e profissionais espalhados pelo país.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas