Neste domingo (4), às 22h (horário de Brasília), acontece a esperada cerimônia do Grammy 2024, maior premiação mundial da indústria musical, diretamente da Crypto.com Arena, em Los Angeles (EUA).
O apresentador sul-africano Trevor Noah comandará a cerimônia pelo quarto ano consecutivo, além de ser um dos produtores do evento deste ano.
Teremos três novas categorias de premiação, formando um total de 94 prêmios. Assim, as novidades são as categorias “Melhor Performance de Música Africana”, “Melhor Álbum de Jazz Alternativo” e “Melhor Gravação de Dance Pop”.
No Brasil, a transmissão do Grammy 2024 começa às 21h30 no TNT na TV fechada. O HBO Max também transmite o evento no streaming.
Nesta edição, SZA lidera o maior número de indicações, concorrendo em nove categorias, incluindo “Álbum do Ano” e “Música do Ano”. As cantoras Phoebe Bridgers, Victoria Monet, e o produtor Serban Ghenean, dividem três indicações.
Taylor Swift, o principal nome da indústria musical em 2023, conta com seis indicações, incluindo “Gravação do Ano”. No entanto, Swift nunca venceu o prêmio em suas quatro indicações anteriores.
Por outro lado, Taylor Swift pode quebrar o recorde de maior vencedora da categoria “Álbum do Ano” caso “Mindnights” vença o prêmio. Atualmente, com três prêmios, ela divide a primeira posição com Frank Sinatra, Stevie Wonder e Paul Simon.
O Grammy 2024 também vai marcar a primeira vez que Joni Mitchell, lendária cantora canadense, vai se apresentar na cerimônia. Além de Mitchell, o Grammy confirmou performances de Billy Joel, Olivia Rodrigo, SZA, Dua Lipa, Burna Boy, Travis Scott e Billie Eilish.
Os irlandeses do U2 farão uma apresentação especial no evento diretamente da Arena Sphere, em Las Vegas, onde estão em uma temporada histórica de shows.