Onde assistir, árbitro polêmico e Anitta: tudo sobre a final da Champions League
Neste sábado (10) acontece a grande final da Uefa Champions League entre Manchester City (Inglaterra), que busca o título inédito, e Internazionale de Milão (Itália), que quer chegar ao tetracampeonato da competição. O Giz Brasil fez um apanhado das atrações que envolvem esta grande decisão. Acompanhe!
Pré-jogo
Os Citizens, que já venceram o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra, querem a tríplice coroa para igualar o recorde do rival Manchester United — único inglês a conseguir o feito em 1999. O técnico espanhol Pep Guardiola vai em busca de sua segunda tripleta de títulos. Em 2009, conseguiu uma tríplice coroa comandando o Barcelona.
Por sua vez, os Nerazzurri de Milão querem voltar ao protagonismo do futebol europeu contra um adversário bem mais poderoso no papel. A aposta é no peso da camisa para alcançarem o título que não vem desde 2010. Por outro lado, o treinador Simone Inzaghi afirmou em entrevista coletiva que reconhece a força do adversário, mas que sua equipe jogará sem medo.
Show de Anitta
A brasileira Anitta irá se apresentar na cerimônia de encerramento do torneio ao lado do cantor nigeriano Burna Boy. Recentemente, a Uefa confirmou também a participação do DJ sueco Alesso em show que vai embalar a final do torneio de clubes mais badalado do planeta.
A cantora brasileira desembarcou na Turquia na última segunda-feira (5) para começar os ensaios para o evento. E promete muitas novidades no show. Ela deve apresentar pela primeira vez a música “Funk Rave”, que estará presente em seu novo álbum. Também vai performar o hit “Envolver”, um de seus maiores sucessos recentes.
O que é o “milagre de Istambul”
A partida acontece no Estádio Olímpico Atatürk. Esta é a segunda vez em sua história que o estádio recebe uma final de Champions League. A primeira, disputada entre Milan e Liverpool em 2005, ficou conhecida como “o milagre de Istambul” por conta de uma das maiores remontadas de placar da história do futebol.
Na ocasião, o Liverpool saiu para o intervalo perdendo por 3 a 0 para o Milan. Porém, conseguiu reagir de forma surpreendente e empatar a partida, que foi decidida nos pênaltis. Os ingleses conquistaram o título naquele que é considerado uma das maiores finais de todos os tempos do torneio. Reveja:
Árbitro polêmico
O árbitro polonês Szymon Marciniak, escalado para apitar a partida deste sábado, gerou uma grande discussão na última semana. O juiz palestrou em um evento político a convite do líder do partido de extrema-direita “Confederação”, Slawomir Mentzen, famoso pelos posicionamentos controversos.
Mentzen é conhecido pelo slogan “somos contra judeus, gays, aborto, impostos e a União Europeia”. A presença de Marciniak no evento foi alvo de duras críticas. Entretanto, na última sexta-feira (2), o árbitro veio a público pedir desculpas, afirmando que “não sabia muito a respeito da natureza do evento”.
Posteriormente, a Uefa reconheceu o pedido de desculpas do profissional, que segue confirmado como juiz principal da grande final da Champions League.
Data, horário e onde assistir
A grande final da Champions League acontece neste sábado (10), às 16h (horário de Brasília). O SBT, na TV aberta, TNT Sports, na TV fechada, e HBO Max, no streaming, exibem a partida.