OpenAI quer parceria para fabricação de chips de IA; entenda
A Nvidia é uma das empresas que mais se beneficiaram do “boom” de inteligência artificial nos últimos anos. Atualmente, a companhia domina o mercado de chips de IA. E esse cenário tem preocupado outras empresas de tecnologia, como a OpenAI, que começam a investir em soluções próprias de hardware.
A empresa baseada nos EUA é responsável pela maior parte dos componentes essenciais para o funcionamento correto das ferramentas de IA das big techs.
Este papel crucial no mercado de tecnologia possibilitou que a empresa liderasse a lista de empresas mais valiosas do mundo por um breve momento, superando outras companhias importantes do segmento tech, como Apple e Microsoft, por exemplo.
OpenAI negocia parceria com fabricante de semicondutores
A OpenAI, dona do ChatGPT, de acordo com o The Information, é uma das empresas que estão buscando alternativas para não depender do fornecimento de peças da Nvidia. Por este motivo, a empresa estaria costurando um acordo com a Broadcom para a fabricação de chips de IA.
A Broadcom é uma das maiores fabricantes de chips semicondutores do mundo e, atualmente, ocupa a décima terceira colocação no ranking das companhias mais valiosas do planeta. Os chips da empresa estão presentes no setor residencial, smartphones e, inclusive, alguns data centers.
iPhone amarelo com tela grande sai agora por metade do preço
Voice Engine: novo modelo da OpenAI consegue clonar vozes humanas
Atualmente a capitalização de mercado da companhia supera Intel e AMD, outras gigantes do mercado dos chips, juntas, mas está longe de representar uma ameaça para a gigante Nvidia. Ainda assim, esta parece ser a grande aposta da OpenAI para diminuir a dependência.
O acordo estaria sendo fortemente incentivado pela Microsoft, que é a principal investidora da OpenAI. Neste momento, segundo as informações divulgadas, as empresas estariam em um estágio bastante avançado de negociações e há uma grande possibilidade de anúncio em breve.