Operações nucleares dos EUA ainda dependem de disquetes de 8 polegadas

Com tecnologia dos anos 70, operações nucleares dos EUA devem ser modernizadas nos próximos anos.

Relatórios recentes divulgados pelo governo dos EUA revelaram uma coisa bem esquisita: algumas agências governamentais norte-americanas ainda usavam tecnologia de décadas atrás, como os disquetes de 8 polegadas.

Sim, disquetes de oito polegadas são usados em operações nucleares nos EUA em 2016. Isso porque o sistema de TI do Departamento de Defesa dos EUA tem 53 anos de idade. E ele nem é o mais antigo: o Departamento do Tesouro tem um sistema de 56 anos de idade. O relatório completo pode ser conferido aqui.

Acontece que não é fácil substituir sistemas como esses – não é só simplesmente atualizar para um computador melhor. O programa nuclear dos EUA provavelmente foi mantido nesses sistemas antigos por motivos de segurança. São sistemas fortificados e protegidos de ataques de pulsos eletromagnéticos, que poderiam comprometer todo o programa. No caso, ele roda em um computador IBM Series 1, lançado originalmente em 1976.

Mas isso está para acabar: o relatório diz que os próximos anos serão de atualização dos sistemas antigos. O Pentágono diz que o programa nuclear deixará de usar os disquetes até o fim de 2017, e a modernização total do sistema deve estar pronta até 2020.

[The Verge, Foxtrot Alpha]

Foto via Flickr

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas