Cultura

“Oppenheimer” varre BAFTA e leva 7 máscaras douradas para casa

Longa confirma favoritismo e sai como o maior vencedor da noite; Emma Stone levou prêmio de Melhor Atriz por trabalho em "Pobres Criaturas"
Imagem: Divulgação/Universal

O filme “Oppenheimer” foi o grande destaque do BAFTA (British Academy Film Awards) 2024. A produção conquistou sete máscaras douradas na premiação nas categorias de Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.) e Melhor Diretor (Christopher Nolan).

A cinebiografia do físico norte-americano ainda conseguiu os prêmios de Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora (com o trabalho do compositor Ludwig Göransson), Melhor Fotografia e Melhor Filme.

O longa-metragem adapta o livro “Prometeu Americano” — vencedor do prêmio Pulitzer –, que conta a trajetória de Robert Oppenheimer, líder do projeto Manhattan. O físico foi o responsável pelo desenvolvimento das bombas atômicas utilizadas no final da Segunda Guerra Mundial. Além da direção, Christopher Nolan também assina o roteiro.

“Oppenheimer” foi a quinta parceria entre Cilian Murphy e o diretor. Entretanto, é a primeira vez em que o ator assume o papel de protagonista. O astro britânico da série “Peaky Blinders” é um dos grandes favoritos ao prêmio de Melhor Ator também no Oscar, previsto para 10 de março.

Além de “Oppenheimer”: outros vencedores do BAFTA

Outro grande destaque do evento foi “Pobres Criaturas”, dirigido por Yorgos Lanthimos. A principal vitória da produção foi na categoria de Melhor Atriz para Emma Stone. No entanto, o filme ainda levou a melhor em Design de Produção, Efeitos Visuais, Melhor Figurino e Melhor Cabelo e Maquiagem.

Além de Stone, o elenco conta com nomes consagrados como Willem Dafoe e Mark Ruffalo, por exemplo. A narrativa é inspirada em “Frankenstein” e conta com visual Steampunk e críticas às convenções sociais. Assim como “Oppenheimer”, o longa é um dos grandes favoritos ao Oscar 2024.

“Zona de Interesse”, uma das surpresas desta temporada de premiações, levou a melhor em três categorias. Foram elas: Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, Melhor Filme Britânico e Melhor Som. O longa, que conta com a protagonista de “Anatomia de uma Queda”, Sandra Huller, no elenco, é baseado na história real de nazistas que viviam ao lado do campo de concentração de Auschwitz.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas