_Ciência

Orelhas e úteros de bronze são achados em fonte do Império Romano

No passado, a população jogava artefatos e moedas em águas termais para agradecer aos deuses pelas propriedades curativas do local

Orelhas e úteros de bronze são encontrados em fonte do Império Romano

Imagem: Emanuele Mariotti/SABAP-SI/Divulgação

A comuna italiana de San Casciano dei Bagni, na Toscana, guarda um verdadeiro spa natural. A região possui 40 fontes termais, as quais atraíram os romanos no passado devido as propriedades curativas da água. 

Agora, pesquisadores da Universidade para Estrangeiros de Siena, na Itália, encontraram próximo ao templo construído no local diversas oferendas de bronze em formato de órgãos humanos que datam do Império Romano. De acordo com os cientistas, as peças foram jogadas nas fontes em forma de agradecimento aos deuses pelo alívio de problemas respiratórios e dores.

Miniaturas de pernas e braços, por exemplo, foram relacionadas a enfermidades nos ossos, enquanto esculturas de falos, úteros e seios parecem ter sido jogadas pensando na fertilidade. Na época dos etruscos e romanos, os úteros eram feitos em sua maioria de terracota. No entanto, foi encontrado nas fontes uma representação do órgão em bronze, o primeiro de seu tipo, provando a importância que o local teve no passado.

Foram reveladas ainda figuras em formato de orelha. Os cientistas sugerem que tais oferendas serviam para chamar a atenção dos deuses, permitindo que eles ouvissem as orações das pessoas com dor.

Também foram encontradas 3.000 moedas antigas, jogadas por influência do imperador romano Marco Aurélio. No século 2 d.C., a autoridade encorajou a população a lançar o dinheiro na fonte como forma de agradecimento aos deuses que cuidavam da saúde de todos.

A equipe ficou impressionada pelo estado de preservação das amostras e também pela quantidade de peças encontradas. Eles pretendem, em breve, deixar os artefatos expostos ao público em um novo museu da região.

Sair da versão mobile