Passa ano e entra ano, acaba sempre surgindo algum clone do Orkut. Como sabemos, a rede foi para o beleléu em setembro de 2014, e agora começou a pipocar nas redes sociais informações sobre uma nova versão bem esquisita tanto na web como em forma de um aplicativo para Android.

Para começar, a URL do site é “orkut.br.com” e em nenhum momento o idealizador do projeto, seja ele um fã ou alguém mal-intencionado, é identificado. No aplicativo para Android, o nome do desenvolvedor está apenas como “Orkut” — como sabemos o Orkut, o idealizador da rede que leva seu nome, criou uma rede social chamada Hello, inclusive batemos um papo com ele no ano passado quando o Facebook completou 15 anos.



Ao acessar a página pela primeira vez, o responsável logo coloca um aviso dizendo que “o orkut.br não tem vínculo com o Google” e que “não é o mesmo site que o orkut.com”. Na sequência, é dito que a iniciativa é fruto do trabalho de um fã da rede social, que busca “utilizar as mesmas ferramentas e design do site original”.

Aviso de que o orkut.br.com não tem relação com o Google

Portanto, se restam dúvidas, se você tentar colocar suas informações antigas lá, não vai ter nada relacionado à sua conta antiga. Acessar esta página fará você criar uma conta do zero nesta rede criada por alguém que não se identifica.

Sobre o site em si, ao analisar informações do domínio, podemos notar que ele está registrado desde 2017, portanto quando o Orkut original já estava fora do ar.

É interessante que esta “volta do Orkut” lembra uma outra situação em que isso aconteceu. Em julho de 2017, alguém retomou a rede social de forma pirata sob o endereço “orkut.li”. Na época, um pouco antes do surgimento desta réplica do Orkut, o Google tinha encerrado o arquivo de comunidades da rede social em abril de 2017.

Trocando em miúdos, este novo Orkut é feito por alguém que talvez seja até bem intencionado, mas que não dá muitas garantias para o usuário — manter uma rede social é meio difícil, o Facebook que o diga. Sem contar que o Google, detentor da marca Orkut, pode, em algum momento entrar com uma ação judicial contra esta nova iniciativa.

Se eu fosse você, ficaria de fora dessa.