O ano de 2022 está cheio de lançamentos para os cinéfilos de plantão. Mesmo com diversos atrasos causados pela pandemia, mudanças de horário, e filmes direcionados apenas para o streaming, a temporada dos longas finalmente está começando deslanchar e dá a pinta de uma “volta ao normal”. 

Neste meio do ano, por exemplo, a conhecida como a temporada de filmes de verão nos Estados Unidos está cheia de lançamentos de peso. Filmes como “Jurassic World: Domínio” e “Top Gun: Maverick”, originalmente programados para anos atrás, finalmente chegam à tela grande. 

Os serviços de streaming estão pau a pau na disputa com os cinemas pelo nosso dinheiro dando aos cie também promete “blockbusters” igualmente gigantescos disponíveis no conforto de casa. Veremos desde um multiverso de loucura, origens de um brinquedo icônico, o retorno de Jordan Peele , várias histórias de terror da A24, outro filme dos Minions , uma cinebiografia do Rei do Rock e Roll, e até mesmo uma concha com sapatos.

Com essa variedade toda, vamos dar uma força para gerenciar as opções: separamos trailers de dez longas, com os maiores, mais emocionantes e interessantes filmes que serão lançados neste meio de ano. Confira:

“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” – 5 de maio

Depois de muita espera, o “Doutor Estranho 2” já está entre nós! A sequência do longa de 2016 que apresentou o Dr. Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) ao MCU, é uma das produções mais aguardadas da fase 4, e chegou aos cinemas nesta quinta-feira, 5 de maio. 

O filme irá acompanhar os eventos de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (2021) e “WandaVision” (2021) e mostra Stephen Strange lidando com as consequências de mexer com as barreiras do multiverso, e promete o encontro de grandes heróis da Marvel. Além disso, o longa irá apresentar mais do famoso multiverso explorado pelo MCU em “Loki” (2021) e no encerramento da trilogia do Homem-Aranha. 

“Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, da Marvel Studios, o MCU desbloqueia o Multiverso e expande seus limites mais do que nunca. Viaje para o desconhecido com o Doutor Estranho, que, com a ajuda de aliados místicos antigos e novos, atravessa as realidades alternativas alucinantes e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário,” diz a sinopse oficial do filme.

O filme é dirigido por Sam Raimi a partir de um roteiro escrito por Jade Bartlett e Michael Waldron, e estrelado por Benedict Cumberbatch como Stephen Strange, ao lado de Elizabeth Olsen, Benedict Wong, Rachel McAdams, Chiwetel Ejiofor e Xochitl Gomez. 

“Top Gun: Maverick” – 26 de maio 

Após 30 anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) se torna um destemido piloto de testes. Mas, quando vai treinar um destacamento de graduados da Top Gun para uma missão especializada, Maverick conhece o Tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), filho do falecido amigo de Maverick, Nick Bradshaw, também conhecido como Goose.‎

‎Enfrentando um futuro incerto e fantasmas do passado, Maverick é atraído para um confronto com seus próprios medos mais profundos, culminando em uma missão que exige o sacrifício final daqueles que serão escolhidos.

A direção do filme é de Joseph Kosinski. Tom Cruise, além de estrelar, ainda entra como produtor. O elenco também traz nomes como Jennifer Connelly, Jon Hamm, Ed Harris, Miles Teller e Glenn Powell. A estreia do longa “Top Gun: Maverick” está marcada para 26 de maio no Brasil.

“Jurassic World: Domínio” – 10 de junho

“Jurassic World: Domínio” segue “Jurassic World: Reino Ameaçado” (2018), no qual os dinossauros escapam da ilha. Agora, as criaturas causam caos no resto do mundo, e uma conspiração distribuiu espécies de dinossauros geneticamente modificados pelo mundo. Agora, os humanos precisam aprender a conviver com as criaturas.

O primeiro trailer oficial do longa, lançado em fevereiro deste ano, marcou o retorno de três grandes astros da franquia original “Jurassic Park”: Sam Neill (“Peaky Blinders”), Laura Dern (“Pequenas Grandes Mentiras”) e Jeff Goldblum (“Thor: Ragnarok”).

Os atores Chris Pratt (“trilogia “Guardiões da Galáxia”) e Bryce Dallas Howard (“Black Mirror”) também retornam para “Jurassic World: Domínio”, enquanto Mamoudou Athie (“Arquivo 81”) e DeWanda Wise (“Alguém Especial”) são os novatos do elenco. Além disso, Colin Trevorrow, responsável por “Jurassic World”, marca sua volta à direção. “Jurassic World Dominion” chegará aos cinemas no dia 10 de junho.

“Thor: Amor e Trovão” – 8 de julho

E a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel continua a todo vapor. Depois de “Doutor Estranho 2”, julho nos traz “Thor: Amor e Trovão”. O filme continua com os acontecimentos de “Thor: Ragnarok (2017)”. 

 “Thor (Chris Hemsworth) se encontra em uma jornada como nunca antes havia experimentado em sua vida — uma busca pela paz interior. Mas sua aposentadoria é interrompida pelo assassino galáctico conhecido como Gorr, o Carniceiro dos Deuses (Christian Bale), que, como o nome já indica, busca a extinção dos deuses.

Para combater a ameaça, Thor requer a ajuda da Rainha Valquíria (Tessa Thompson), Korg (Taika Waititi), e de sua ex-namorada Jane Foster, que, para surpresa de Thor, inexplicavelmente consegue levantar a Mjolnir, tornando-se a Poderosa Thor. Juntos, eles embarcam numa aventura cósmica para desvendar o mistério por trás da vingança de Gorr, a fim de pará-lo antes que seja tarde demais”, diz a sinopse oficial do filme. 

A produção é dirigida por Waititi (“Thor: Ragnarok”, “Jojo Rabbit”) e produzida por Kevin Feige e Brad Winderbaum. “Thor: Amor e Trovão” estreia nos cinemas do Brasil em 7 de julho de 2022.

“Nope” – 22 de julho

Conhecido por redefinir o gênero terror, Jordan Peele já tem data prevista para lançar o seu próximo filme. Em “Nope” (“Não! Não olhe!”, em português), a proprietária de um rancho de cavalos se une ao capataz do estabelecimento para descobrir a causa de acontecimentos estranhos e sobrenaturais na região. 

O novo longa-metragem escrito, produzido e dirigido por Peele segue a linha já trabalhada pelo cineasta ao inserir metáforas e críticas sociais no gênero terror. Inclusive, o diretor já declarou que não pretende escalar pessoas brancas como protagonistas de suas produções. Na ocasião, justificou a escolha dizendo que “já viu esse filme”, um trocadilho referente ao privilégio social de pessoas brancas no cinema mundial. 

O elenco conta com Daniel Kaluuya (Corra!), Steven Yeun (The Walking Dead), Keke Palmer (Scream Queens), Michael Wincott e Brandon Perea. A data prevista para a estreia de “Nope” é 22 de julho de 2022.

“Elvis” – 24 de junho

A cinebiografia acompanha a ascensão do mega astro Elvis Presley à fama e o relacionamento complexo do cantor com o empresário, o coronel Tom Parker, que o descobriu em 1955. O filme conta com Austin Butler no papel do Rei do Rock e Tom Hanks como Parker.

Além disso, o elenco tem nomes como Richard Roxburgh, Kelvin Harrison Jr., Luke Bracey, Dacre Montgomery, David Wenham, Kodi Smit-McPhee e Olivia DeJonge. Dirigido e escrito por Baz Luhrmann, o filme foi adiado algumas vezes por conta da pandemia de Coronavírus e tem previsão de estreia em 24 de junho de 2022 nos Estados Unidos. No Brasil não há data, por enquanto.

“Lightyear” – 16 de junho

O longa é derivado do clássico Toy Story, e “Lightyear” vai contar a história definitiva do astronauta que serviu de inspiração para o boneco Buzz, que se tornou um dos personagens mais populares. A nova produção é muito distinta do desenho original. Na trama de “Lightyear”, Buzz não é um boneco, mas um astronauta de verdade, que embarca numa aventura legítima ao “infinito e além”. 

O elenco de dublagem original da animação conta com Chris Evans dando voz ao Buzz, além de Keke Palmer, Dale Soules, Taika Waititi, Peter Sohn, Uzo Aduba, James Brolin, Mary McDonald-Lewis, Efren Ramirez e Isiah Whitlock Jr. Além disso, no Brasil, o ator e apresentador Marcos Mion, que empresta sua voz ao personagem principal, Buzz Lightyear. 

A direção é de Angus MacLane, animador da Pixar que co-dirigiu “Procurando Dory” e também já trabalhou com “Toy Story”, assinou dois curtas da franquia e animou “Toy Story 3”, além de ter a produção de Galyn Susman.A estreia de “Lightyear” está marcada para 16 de junho no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.

“Minions 2: A Origem de Gru” –  30 de junho

A animação será responsável por mostrar a introdução de Gru no mundo do crime. “Minions 2: A Origem de Gru” conta com direção de Kyle Balda e Brad Ableson, e acompanha Gru ainda criança, quando decide roubar os vilões mais poderosos do planeta, só para provar seu valor. 

Além disso, o spin-off também mostrará a infância do personagem e seu relacionamento com os seres amarelos enquanto criança. A sequência também terá música composta pelo brasileiro Heitor Pereira, que já trabalhou em “Missão Impossível 2” (2000) e “Angry Birds – O Filme” (2016).

Desde o anúncio da produção de “Minions 2: A Origem de Gru”, os fãs da franquia têm criado uma grande expectativa, uma vez que o longa foi desenvolvido como forma de comemorar os 10 anos do lançamento do primeiro filme da série de animação. “Minions 2: A Origem de Gru” chega aos cinemas no dia 30 de junho.

“DC Liga dos Superpets” – 28 de julho

Na nova animação da DC, Krypto, o Super-Cão, e o Superman são melhores amigos inseparáveis, compartilhando os mesmos superpoderes e combatendo o crime lado a lado. Quando Superman e o resto da Liga da Justiça são sequestrados, Krypto deve convencer seus outros amigos pets a dominarem seus próprios poderes recém-descobertos e ajudá-lo a resgatar os super-heróis.

Dwayne Johnson será voz original de Krypto, Kevin Hart interpretará Ace, o cão de Batman, John Krasinski será o Superman e Keanu Reeves faz a voz do Cavaleiro das Trevas. Diego Luna, Kate McKinnon, Vanessa Bayer e Natasha Lyonne também estão no projeto.

“DC Liga dos Superpets” conta com roteiro de Jared Stern (LEGO Batman: O Filme), que também vai codirigir a produção com Sam Levine (Penn Zero: Quase Herói). A estreia do longa está prevista para 28 de julho de 2022.

“Trem-Bala” – 4 de agosto

A história de “Trem-Bala” é baseada no livro Maria Beetle, de Kotaro Isaka, que de acordo com a sinopse “cinco assassinos se encontram em um trem bala em movimento indo de Tóquio a Morioka, com apenas algumas paradas durante a viagem. Eles descobrem que suas missões não estão relacionadas entre si, mas a questão é: quem conseguirá sair do trem com vida e o que os espera na estação final?”

Além de Brad Pitt, Sandra Bullock e Bad Bunny, “Trem-Bala” conta com outros grandes nomes no elenco, como Joey King, Aaron Taylor-Johnson, Brian Tyree Henry, Zazie Beetz, Masi Oka, Michael Shannon e Logan Lerman.

O filme tem direção de David Leitch, que trabalhou em longas como “Deadpool 2”, “Atomic Blonde” e “John Wick”. Anteriormente, a produção que faria sua estreia nos Estados Unidos em 15 de julho, agora chegará às telonas no dia 29 do mesmo mês. No Brasil, o longa estreia em 4 de agosto.