O Museu do Design anunciou os participantes o sexto concurso anual de Design do Ano. E a lista de produtos mostra algumas ideias que transcendem as suas funções diárias:


Bang & Olufsen “Beolit 12”: Este tocador de música portátil cabe na palma da mão e recebe músicas do seu iPhone, iPad, iPod ou Mac sem precisar de fios, ou de qualquer outro PC ou smartphone conectado por fios. Design por Cecilie Manz.

original
Foto: Bang & Olufsen


Child Vision Glasses. Óculos auto-ajustáveis que permitem ajustar as lentes até o foco ideal, desenvolvido especialmente para jovens entre 12 e 18 anos. Design feito pelo The Centre for Vision in the Developing World e Goodwin Hartshorn.

original (1)
Foto: vdwoxford.org


Colalife: esta empresa atua em países em desenvolvimento para levar a Coca-Cola, suas garrafas e outros produtos juntos para abrir canais de distribuição da Coca-Cola com “produtos sociais” como sais de reidratação oral e suplementos de zinco para salvar vidas de crianças. A ColaLife é uma organização independente e sem fins lucrativos formada por voluntários. Design por Simon Berry.

original (4)
Imagem: ColaLife


Colour Porcelain. Esta coleção e decorada com três níveis diferentes de intensidade, usando cores tradicionais dos arquivos da empresa em um fundo cinza de porcelana natural. Design por Scholten & Baijings/1616 Arita Japan.

original (3)
Foto: Inga Powilleit/1616 Arita Japan


E-Source. Um sistema de reciclagem sustentável para recicladores de pequena escala em países em desenvolvimento, o E-Souce consiste em um granulador movido a uma bicicleta e separa o cobre do plástico usando água. O cobre não-queimado pode ser vendido por 20% a mais do que o queimado, garantindo uma receita maior para os trabalhadores e condições muito mais saudáveis de trabalho. O design estão disponíveis em workshops locais que produzem as máquinas e vendem para recicladores. Design por Hal Watts.

original (2)
Foto: Hal Watts


Faceture Vases. Esta série consiste em vasos artesanais e tábuas. Cada objeto é produzido individualmente ao lançar uma resina à base de água em um molde. O molde então é manualmente manipulado para criar a forma de cada objeto, tornando cada peça única. Design por Phil Cuttance.

original (6)
Foto: Phil Cuttance


Frederic Malle Travel Sprays. Estes tubos metálicos foram projetados para “incorporar a feminilidade” com suas cores expressivas. Design por Pierre Hardy.

original (5)
Foto: Frederic Malle/Facebook


Flyknit Trainers. Excepcionalmente leves, o Nike Flyknit Trainer conta com a tecnologia Flyknit para estrutura, suporte e precisão que cria um sentimento de uma segunda pele. O formato em peça única conta com áreas para esticar, respiro e suporte exatamente onde os corredores precisam. Design por Nike.

original (8)
Foto: Nike


Kiosk 2.0. Inspirado pelos carrinhos usados por vendedores de Berlim, o Kiosk 2.0 funciona como uma estação de impressão 3D móvel que leva o design para fora do estúdio e para o meio das ruas. Design por Unfold Studio.

original (7)
Foto: Unfold


Liquiglide Ketchup Bottle. O LiquiGlide é uma substância “super-escorregadia”, não-tóxica e sem gosto que pode ser colocada dentro de uma garrafa impedindo que o condimento grude no pescoço ou no fundo da garrafa onde ele não pode ser alcançado. Design por Dave Smith/Varanasi Research Group MIT.

original
Fonte: LiquiGlide


Little Printer. O Little Printer vive na sua casa, leva notícias para você, quebra-cabeças e fofocas dos seus amigos. Use seu smartphone para configurar assinaturas e o Little Printer vai juntar todos para criar um belo jornal em miniatura. Design por Berg.

original (11)
Foto: Berg


Little Sun. Projetado ao longo dos dois últimos anos, o Little Sun é um trabalho de arte que leva luz gerada por energia solar para áreas sem rede elétrica no mundo. Design por Olafur Eliasson.

original (10)
Foto: Little Sun/Facebook


Exoesqueleto impresso em 3D “Magic Arms”. Como parte de pesquisa e desenvolvimento, o departamento ortopédico da duPont desenvolveu o WREX, o Wilmington Robotic Exoskeleton. Ele dá a crianças com músculos frágeis movimentação muito melhor e a habilidade de levantar objetos, mas é muito pesado para ser usado por crianças mais novas e pequenas. Eles crairam um revestimento plástico que pode ser impresso em 3D para oferecer a mesma ajuda que o WREX mas em forma móvel que crianças consigam usar. Design por Nemours/Alfred I. duPont Hospital for Children em Wilmington, Delaware.

Slide 1
Foto: jaecoorthopedic.com


Oigen Kitchenware. Ao longo da história, os designs japoneses ficaram conhecidos pela simplicidade. A Japan Creative produziu uma série de produtos de ferro fundido minimalistas criados com Jasper Morrison. Design por Jasper Morrison/Japan Creative.

original (12)
Foto: Jasper Morrison


Caldeirão Olímpico. Com 8,5 metros de altura e pesando 16 toneladas, o caldeirão olímpico do ano passado é menor e mais leve que as versões anteriores. O Heatherwick Studio incorporou 204 pétalas individuais de cobre, cada uma delas carregada na cerimônia de abertura pelos países participantes, para criar uma imagem icônica não apenas para os Jogos Olímpicos, mas para Londres. Design por Heatherwick Studio.

2012 Olympic Games - Closing Ceremony
Foto: Julian Finney/Getty Images


Brinquedos Papa Foxtrot. Esta série de madeira conta com modelos de Emma Maersk, Arctic Princess e TI Asia, três dos maiores navios de carga do mundo. Design por PostlerFerguson.

original (14)
Foto: PostlerFerguson


Plug Lamp. A sociedade digitalmente conectada de hoje precisa constantemente recarregas computadores, smartphones e tablets, e esta lâmpada conta com uma tomada em sua base. Design por Form Us With Love.

original (17)
Foto: Form Us With Love


Replicator 2. Esta impressora 3D de quarta geração da MakerBot é uma das ferramentas mais baratas, fáceis e rápidas para se fazer modelos profissionais de qualidade em casa. Design por Makerbot.

original (16)
Foto: MakerBot


Coleção de interruptores. O designer francês Inga Sempé se uniu aos especialistas de equipamentos elétricos da Legrand para produzir uma coleção de interruptores, tomadas e dimmers. A série reinterpreta a funcionalidade para colocar nova interatividade do usuário. Design por Inga Sempre para Legrand.

original (15)
Foto: Inga Sempe


Lâmpada de tensão de superfície. Esta lâmpada cria uma bolha para formar uma sombra temporária ao redor de uma luz LED. Ela cria um total de 3 milhões de bolhas ao longo da sua vida de 50.000 horas. Design por Front.

original (18)
Foto: Front


Tekio. Este sistema modular de iluminação foi inspirado pelas lanternas de papel tradicionais japonesas. Tekio é a palavra japonesa para “adaptação”, e este protótipo pode se adaptar a qualquer interior com sua habilidade de transformar espaços que só é limitada pela sua imaginação. Design por Anthony Dickens.

original (19)
Foto: Anthony Dickens


W127 Lamp. O designer de produto de Berlim Dirk Winkel criou esta lâmpada de mesa para mostrar que o plástico pode ser tão sólido e tátil quanto metal e madeira. Design por Dirk Winkel para Wästberg.

original (20)
Foto: Wästberg


A exibição Designs do Ano do Museu de Design de Londres ficará aberta até o dia 7 de julho, e os vencedores serão anunciados no dia 17 de abril.