_Cultura

“Os Anéis de Poder”: showrunners descrevem chegada de Sauron na 2ª temporada

O grande vilão da saga “O Senhor dos Anéis”, Sauron, ainda não apareceu em “Os Anéis de Poder”. A 1ª temporada da produção do Prime Vídeo já está se aproximando dos episódios finais

Assista grátis: “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” chega ao IPTV

Imagem: Divulgação/Reprodução Prime Video

A primeira temporada de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” ainda não chegou ao fim. Com a confirmação do segundo ano no Amazon Prime Video, muito se especula sobre os próximos episódios, principalmente sobre o vilão Sauron, que ainda não deu as caras na série.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, os showrunners Patrick McKay e J.D. Payne revelaram que a demora para mostrarem Sauron em “Os Anéis de Poder” é proposital, e tem um motivo maior que apenas fazer suspense. A presença do antagonista foi muito discutida, e deve aumentar na segunda temporada.

A equipe criativa lutou contra a vontade de fazer isso logo de cara. “Seria muito tentador fazer a primeira temporada como Sauro: A Série, totalmente centrada no vilão”, disse McKay.

“Mas nós queríamos que esse nível do mal e complexidade do mal emergisse de um mundo em que já estamos investidos. Nós queríamos que vocês se apaixonassem novamente pela Terra-Média. Nós queríamos que vocês entendessem e se identificassem com os problemas que cada um desses personagens estão tendo antes de testá-los de uma forma que nunca foram testados antes”, completou.

Desde o lançamento da série, os fãs especulam que certos personagens podem ser Sauron disfarçado. Na mesma entrevista, Payne falou sobre a teoria: “É outra coisa de Tolkien. Quando uma sombra se espalha, afeta as relações de todos. Até Frodo e o Sam. Eles são os melhores amigos em toda a Terra-Média, mas começaram a desconfiar um do outro porque isso é uma manifestação dessa sombra.”

Sauron, durante a Segunda Era da Terra-Média, período abordado em “Os Anéis de Poder”, está recluso, após a derrota de Morgoth, Lorde das Trevas da Primeira Era. Nesse período, Sauron se disfarça de basicamente qualquer pessoa, como uma espécie de metamorfo, sendo um personagem bastante enganador.

A segunda temporada da série, que explora ainda mais o universo criado por J.R.R. Tolkien, já começou a ser gravada, desta vez no Reino Unido e não na Nova Zelândia, e não tem previsão de estreia.

Imagem: BEN ROTHSTEIN/PRIME VIDEO

Na mesma entrevista, os showrunners falaram sobre a “rivalidade” com “A Casa do Dragão”. A produção da HBO está sendo exibida no mesmo período que “Os Anéis de Poder”, o que gerou um certo conflito entre os fãs das séries nas redes sociais. Porém, a produção de “O Senhor dos Anéis” começou anos antes da equipe saber que o spin-off de “Game of Thrones” iria estrear na mesma época.

Por isso, McKay e Payne nunca viram a competição como algo real e dizem que a resposta dos fãs é o que realmente importa para a Amazon.

Além disso, ambos falaram sobre os diversos ataques racistas e machista que “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” recebeu desde que escalou um elenco diversificado para a produção. As principais mensagens raivosas são motivadas pela escalação de atores negros como elfos e anãos, além de Galadriel (Morfydd Clark) ser retratada como uma guerreira.

J.D. Payne vê os comentários preconceituosos como ações de pessoas que nunca realmente entenderam a mensagem antitotalitarismo da obra de J.R.R. Tolkien. “O espírito [dos livros] é sobre povos diferentes que não confiam uns nos outros e que não se parecem encontrando um objetivo comum na amizade e realizando grandes feitos”, disse ele ao THR.

Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Os ataques à produção foram tão fortes, que obrigou a Amazon a suspender temporariamente avaliações de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” no Prime Video. Além disso, o perfil oficial da série precisou se pronunciar, e o elenco principal da trilogia dos cinemas precisou se unir, para declarar apoio aos novos atores da produção com a simples mensagem de que “todos são bem-vindos”.

Porém, há outro tipo de crítica que incomoda os showrunners. A dupla afirmou que é muito difícil ouvir a acusação de que a série é feita unicamente para lucrar em cima da obra original: “Algumas das que têm sido mais difíceis de ouvir é o ponto de vista cínico que isso é um caça-níquel. Tipo, meu Deus, é o oposto. Esta é a produção mais cuidadosa. Este não é um trabalho só para pagar as contas para ninguém. Este é um trabalho de amor.”

Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” estreou em setembro deste ano, trazendo para as telas, pela primeira vez, os heróis da Segunda Era da história da Terra-Média. Após uma época de relativa paz, elfos, humanos e mais criaturas precisam enfrentar o tão temido ressurgimento do mal nos reinos.

A produção, que se tornou a maior estreia do Prime Video, está se aproximando de seu sétimo e penúltimo episódio esta semana. A trama foi vista por 25 milhões de espectadores em todo o mundo nas primeiras 24 horas em que os dois primeiros episódios da série estavam disponíveis para streaming, em 240 países e territórios.

A Amazon desembolsou US $250 milhões pelos direitos do clássico de Tolkien, e apenas na primeira temporada da série foram gastos cerca de US $465 milhões. Como o grupo se comprometeu com cinco temporadas, espera-se que a soma final fique bem acima do US $1 bilhão.

No Brasil, seis episódios deste primeiro ano já estão disponíveis no catálogo do Prime Video, com um novo capítulo sendo lançado toda sexta-feira, à 1h (horário de Brasília). O final da temporada será no dia 14 de outubro. Relembre o trailer da produção:

Sair da versão mobile