A última pesquisa da Nielsen sobre uso de smartphone revelou estatísticas interessantes de quais apps foram mais usados por cada faixa etária nos últimos 30 dias, baseado nos dados de milhares de pessoas que concordaram em participar da pesquisa. E, ao menos nos EUA, o Facebook é mais popular que o Google no celular do Google. Ou algo assim.

O app mais usado por todas as idades é o Android Market (duh!), seguido do Facebook. Logo depois Gmail, Google Search e Gmaps disputam as próximas posições e tem uma leve variação por faixa etária.

Não é nenhuma surpresa que Angry Birds tenha ficado no top 10 de todas as listas, mas o que quase ninguém esperava é que justamente a faixa de 35 a 44 anos fosse a que mais jogasse: com 35% contra apenas 22% da faixa de 18 a 24 anos.

Alguns apps de produtividade como Quick Office e Adobe Reader também aparecem, mas claro, como já vimos naquele infográfico sobre os 10 bilhões de downloads do Android Market, sempre perdendo para os “joguinhos”. [Nielsen via Rodrigostoledo]