No Gizmodo Brasil, a semana foi marcada por descobertas científicas incríveis, belos itens para se admirar, e algumas notícias polêmicas – como o estudo psicológico do Facebook – e tristes – como o fim do Orkut. Se você perdeu algum deles, é hora da revisão.

Faltam só dois jogos para o Brasil ser campeão (estamos torcendo!), e mostramos como a Copa das Copas está sendo moldada pela união entre brasileiros e tecnologia. Acompanhar o Mundial pela internet e redes sociais nunca foi tão divertido.

O Orkut vai deixar saudades: sem receber atualizações há anos, era só questão de tempo até ela acabar, e isso vai acontecer no dia 30 de setembro. Nem mesmo o domínio orkut.com será mais propriedade do Google.

O Facebook realizou experimentos psicológicos no feed de notícias dos usuários, o que deixou muitos irritados por violar diretrizes éticas de pesquisa. Sheryl Sandberg, número 2 do Facebook, até pediu desculpas pela confusão. A semana também foi marcada pela triste morte do plasma, enfim abandonado pela Samsung e (muito provavelmente) pela LG.

Mas nem tudo foi tristeza: no Android, o Google Now recebeu uma atualização esta semana para responder ao comando “OK Google” entre falantes de português. Ele já foi liberado para você? E tivemos o review do OnePlus One, um smartphone sensacional com preço de Nexus – a partir de US$ 299.

Para quem ainda duvida da teoria da evolução, temos um infográfico explicando os cinco principais equívocos – ideias incorretas que muitos ainda tomam como verdadeiras. E desmentimos também aquela recomendação de não nadar logo depois de comer – é apenas mais um mito desses criados para assustar crianças.

plantas

Em um novo estudo, pesquisadores descobriram que certas plantas conseguem “ouvir”, respondendo a sons específicos que lagartas fazem ao mastigar. Em outro estudo, o professor Yoshihiro Kawaoka criou um tipo de gripe que o sistema imunológico humano não conseguiria detectar – tudo pelo bem da ciência. Saiba mais aqui.

Astrônomos estão colecionando exoplanetas potencialmente habitáveis, e esta semana tivemos mais um: o Gliese 832 c, a 16 anos-luz de distância. E em um laboratório do Reino Unido, uma câmera filma à velocidade da luz: são 15 bilhões de quadros por segundo, tão rápido que dá para ver fótons individuais se movendo.

Entre os mais belos itens da semana, tivemos:

Um modelo de gráfico que representa a energia potencial de um dipolo elétrico. O pico infinito é gerado pela carga positiva, enquanto o poço sem fundo, pela carga negativa.

– o matemático alemão Felix Klein, um dos expositores da Feira Mundial de Chicago em 1893, transformou gráficos de funções em esculturas 3D – o resultado é incrível.

791107316311190565

– GIFs espetaculares mostram como são feitos os tubos de ensaio de quartzo, usados por laboratórios em todo o mundo.

xxlxioeug9yw3vqe4gfa

os melhores designs de produtos do último ano, selecionados pela Sociedade de Designers Industriais dos EUA.

794026551403780244

talvez uma das melhores formas de se aprender JavaScript e jQuery, com o novo livro de Jon Duckett.

perspective painting 2

– e esta pintura com ilusão de ótica, algo muito simples e muito legal.

Até amanhã!