Oscar: “Barbie” pode enfrentar “Oppenheimer” em roteiro adaptado
O filme “Barbie”, de Greta Gerwig, não concorrerá ao Oscar de “Melhor Roteiro Original”. Agora, o filme estará na categoria de “Melhor Roteiro Adaptado” por decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, revelou a Variety.
A mudança não atende a classificação do sindicato dos roteiristas de Hollywood, a WGA (Writer’s Guild of America), de que a obra é um roteiro original. Contudo, cada premiação tem suas regras e não necessariamente segue as orientações da WGA.
Segundo a Variety, o filme faria campanha para ser indicado ao Oscar de melhor roteiro original. Com a decisão da Academia, a história estrelada por Margot Robbie estará elegível aos votantes no próximo dia 11 apenas na categoria de roteiro adaptado.
Assim, o filme pode enfrentar “Oppenheimer” (longa lançado no mesmo final de semana de “Barbie”) na categoria de roteiro adaptado, fazendo mais uma dobradinha com o filme de Christopher Nolan. Porém, a lista de indicados oficial será divulgada apenas no próximo dia 23 de janeiro.
Um dos motivos especulados para a mudança é de que Barbie e Ken já existem antes de chegar ao cinema.
“Barbie” mostra a vida das bonecas da Mattel na Barbielândia até que uma delas passa a se sentir diferente e vai para o mundo dos humanos junto com Ken (Ryan Gosling). Porém, o boneco se inspira e volta ao seu país para criar um patriarcado.
Com o filme, Greta Gerwig se tornou a primeira cineasta mulher a dirigir um filme bilionário.
Além disso, o Globo de Ouro indicou a produção a nove categorias. Inclusive, Greta Gerwig e Noah Baumbach concorrem em melhor roteiro com “Barbie”, no próximo domingo (7).