Ossos de cão salsicha sugerem que ele foi gladiador no Coliseu

O animal pode ter sido colocado para lutar contra ursos - ou fazer acrobacias para entretenimento dos presentes
Pesquisadores encontram ossos de salsicha gladiador sob o Coliseu
Imagem: Ruben Ramirez/Unsplash/Reprodução

Arqueólogos encontraram os ossos de um gladiador improvável enquanto exploravam os ralos e esgotos do Coliseu. Sob o antigo anfiteatro romano, estavam os restos de um ancestral de dachshunds, o pequeno cão conhecido por seu formato de salsicha. 

Segundo os pesquisadores, os animais com menos de 30 centímetros de altura podem ter sido lançados no círculo em bandos para lutar contra ursos ou seres maiores. Outra hipótese sugere que os cachorros foram utilizados para entreter o público, performando truques acrobáticos.

Esse tipo de entretenimento era conhecido na Roma antiga como “Venatio”. O objetivo do esporte era promover a luta entre gladiadores e animais, com parte dos combates durando até a morte dos bichanos.

Os ossos foram encontrados durante uma escavação realizada nos 70 metros de ralos e esgotos que passam sob o Coliseu. Além do cachorro ancestral, também foram recuperados vestígios de cães de porte grande, leopardos, leões, ursos e avestruzes.

Há 2 mil anos, quando funcionava, o anfiteatro podia receber até 50 mil espectadores em um único show. Esses deixaram diversos resquícios para trás, revelados agora pelos cientistas. A equipe encontrou desde restos de frutas até nozes e azeitonas que podem ter sido consumidas pelos romanos.

Também foram encontradas mais de 50 moedas de bronze que datam do final do período romano. Havia ainda uma moeda de prata, feita entre 170 e 171 a.C. para comemorar o governo do imperador Marco Aurélio.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas