A Microsoft está expandindo seu software para plataformas móveis além do Windows Phone. Vimos o Word, Excel e PowerPoint chegar ao iOS e Android; agora é a vez do Outlook.

O novo app oficial do Outlook para iOS e Android funciona com o Gmail, iCloud, Yahoo Mail e Outlook.com (incluindo Hotmail). Ele é basicamente o Accompli, app para organizar seus e-mails e calendário que a Microsoft comprou em dezembro.

O Outlook permite arquivar ou deletar e-mails deslizando-os para a esquerda. E ao deslizar para a direita, você coloca um timer no e-mail: ele sai da caixa de entrada, mas volta após determinado período – em algumas horas, ou no dia seguinte.

O app também faz uma triagem automática dos seus e-mails, destacando as mensagens mais importantes; as outras vão para a pasta “Outros”. Ao tocar em “Filtros rápidos”, você pode exibir apenas e-mails não lidos, marcados ou com anexos. E você pode anexar arquivos facilmente do seu e-mail, Dropbox, Google Drive ou OneDrive.

O Outlook ainda possui um calendário embutido que sincroniza com seu e-mail, permitindo ao usuário alternar facilmente entre os dois.

Na maior parte, o Outlook é o Accompli. Na verdade, a Microsoft diz que o novo app é feito a partir da mesma base de código que o Accompli. E isso pode simplesmente significar “mudamos o nome dele”. Olha só estas duas capturas de tela:

Outlook e Accompli

A imagem da esquerda veio do site da Accompli; à direita, temos o novo app do Outlook. Bem similar! Assim, a Microsoft segue a lei mais antiga de design: se não está quebrado, não conserte.

O app já está disponível para iOS e como uma prévia para Android.

Office para tablets Android

Office para tablets Android

Há alguns meses, a Microsoft lançou apps do Office para tablets Android em versão beta. Agora, ela está pronta para retirar o status de “Preview”: você pode ir diretamente à Play Store e baixar o Word, Excel e PowerPoint de graça.

Como explica a Microsoft, eles oferecem os principais recursos da suíte Office que você conhece:

Documentos do Word ficam lindos: o texto, imagens, notas de rodapé, tabelas e gráficos são todos bem formatados… Planilhas do Excel dão vida a dados brutos com suporte a fórmulas, gráficos, tabelas, tabelas dinâmicas, classificação, filtragem e comentários. Apresentações no PowerPoint ficam deslumbrantes quando suas ideias são expressas com suporte completo a formatação rica e vídeo embutido, transições e animações.

Os apps são compatíveis com tablets de pelo menos 7 polegadas rodando Android KitKat (4.4) ou Lollipop (5.0). O tablet também precisa ter processador ARM (o suporte a Intel Atom virá “dentro de um trimestre”) e pelo menos 1 GB de RAM.

Se você usa o Office em um smartphone Android, só poderá usar o app Office Mobile mais limitado; a Microsoft ainda não anunciou nenhuma novidade nesse sentido. [Office Blogs, Office Blogs]

Imagem inicial via Microsoft