Ciência

Ozempic pode reduzir risco de overdoses de opioides, diz estudo

Segundo um novo estudo, o Ozempic reduz o risco de overdoses de opioides, destacando o remédio como uma alternativa de tratamento ao vício .
Imagem: Novo Nordisk/Reprodução

De acordo com o novo estudo, o princípio ativo do Ozempic pode reduzir o risco de overdoses de opioides em determinados pacientes, demonstrando o potencial do medicamento como um tratamento alternativo ao vício em opioides.

Publicado na última quarta-feira (25), o estudo revela que a semaglutida do Ozempic está associada com um risco de overdose de opioides “significativamente menor”.

O estudo revela que o Ozempic é mais efetivo em comparação a outros remédios para pacientes com diabetes tipo 2 e vício em opioides.

Os pesquisadores da Case Western Reserve University e do Instituto Nacional de Saúde dos EUA analisaram os registros eletrônicos de 33 mil pacientes que receberam prescrição médica de Ozempic e outros remédios entre 2017 e 2023.

Desses pacientes, 3 mil receberam prescrições de Ozempic, enquanto o restante tratava as diabetes com medicamentos mais antigos.

O estudo monitorou quantos casos de overdoses de opioides ocorrem em pacientes durante o período de um ano em que eles interromperam o tratamento. Assim, os pesquisadores descobriram que houve 42 casos de overdoses de opioides entre os pacientes que usavam Ozempic.

Por outro lado, houve 92 overdoses em pacientes que se tratavam com outros medicamentos, de acordo com o estudo.

Ozempic como alternativa ao tratamento do vício em opioides

Ruhan Xu, co-autor do estudo, destaca que a descoberta apresenta uma taxa 58% inferior de risco de overdose por opioides em pessoas que usaram Ozempic. No entanto, o pesquisador ressalta que o estudo tem algumas limitações, já que se baseia em dados de registros eletrônicos de saúde.

Portanto, é necessário realizar mais estudos, sobretudo de testes clínicos aleatórios, para confirmar como o Ozempic pode ajudar a reduzir o risco de overdose de opioides.

No entanto, os resultados do estudo sugerem que o Ozempic pode ser uma nova solução para lidar com a epidemia de opioides nos EUA, além dos medicamentos atuais. Por isso, pesquisas futuras podem determinar se esse possível tratamento é benéfico para todos os usuários de opioides ou apenas para certos grupos.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas