_Tecnologia

Página do Twitter tira sarro dos padrões de beleza e vira febre

A pagina Yassify Bot já conta com quase 150 mil seguidores no Twitter. Afinal, não há nada - mesmo - que não possa ser "yassificado"

Usuários de redes sociais como Twitter ou Instagram já devem ter esbarrado em alguma imagem que exagera ao reproduzir padrões de beleza inalcançáveis usando filtros — ou então, memes com fotos de famosos que parecem ter feito uma harmonização facial pessada.

Essas imagens abusam de um mesmo conceito: yassification (ou yassificação, no português), que, na prática, significa exagerar propositalmente no uso de filtros para criar características físicas irreais — tornando pessoas irreconhecíveis através de “maquiagens”.

O fenômeno é tão grande que existe uma página dedicada apenas a fotos do tipo — uma crítica ácida à “ditadura da beleza” imposta pelas redes sociais.

A página “Yassify Bot”, do Twitter, já conta com quase 150 mil seguidores. Sua proposta é bem simples: pegar qualquer foto ou meme famoso e transformar as feições da pessoa em questão num rosto harmonizado. Vale de tudo, como você pode ver abaixo.

Desde que a conta do Yassify Bot foi ativada no início de novembro, o dono já tuitou centenas de fotos no padrão yassificação.

A tal yassificação costuma ser feita no popular aplicativo FaceApp, e utilizar o máximo de filtros de beleza possíveis — afinal, quanto mais exagerado, melhor. Para yassificar alguém, vale tudo que estiver disponível no app: cílios, lápis nos olhos, blush, batom, encurtar ou alongar os cabelos, trocar a cor dos olhos.

A tendência já se espalhou e levou pessoas a modificarem figuras da história, pinturas clássicas, políticos e ícones da cultura pop. Segundo o jornal The New York Times, a conta é administrada por um estudante universitário de 22 anos de Omaha, nos Estados Unidos, que não quis ter seu nome revelado.

Se seu dia estiver meio triste, tire alguns minutos para visitar a pagina e dar boas risadas. Quanto mais absurdas as montagens parecem, mais engraçadas elas ficam. Confira mais algumas.

 

 

Sair da versão mobile