A Siri não é conhecida por ser a assistente virtual mais inteligente do mercado. Mas, pelo menos, ela sempre conseguiu realizar funções básicas, como verificar mensagens de voz.

No entanto, com o lançamento do iOS 15, parece que a Siri se esqueceu de como fazer algumas tarefas simples — atrapalhando aqueles que usam a assistente virtual como uma ferramenta de acessibilidade.

Segundo o site MacRumors, os comandos da Siri relacionados a ligações, correios de voz e e-mails pararam de funcionar repentinamente. Os usuários do fórum AppleVis — um ambiente online para pessoas com deficiência visual que usam produtos Apple — também levantaram alguns questionamentos.

Os comandos removidos (segundo destacou o MacRumors) são:

  • Eu tenho alguma mensagem de voz?
  • Tocar minhas mensagens de voz
  • Verifique meu histórico de chamadas
  • Verifique minhas chamadas recentes
  • Quem me ligou?
  • Enviar um e-mail
  • Envie um e-mail para [pessoa]

O Gizmodo confirmou que esses comandos não funcionam mais com a Siri usando o iPhone 12 Pro Max com iOS 15.

Quando solicitada para verificar o histórico de chamadas, Siri disse “Não posso ajudar com isso, mas você pode me pedir para abrir o aplicativo telefone”.

Embora nenhum desses comandos seja feito especificamente para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, eles podem ser ferramentas úteis.

A Apple também lista a Siri como um de seus recursos de acessibilidade visual. Esses comandos também podem ser úteis para pessoas com deficiências motoras ou cognitivas, bem como pessoas sem deficiência que precisam de uma opção de viva voz durante atividades como cozinhar ou dirigir.

Novamente, esses são alguns comandos básicos que você esperaria de qualquer assistente virtual funcional.

Não está claro se essas remoções são permanentes ou outro erro do iOS 15, que será corrigido em uma nova atualização.

O Gizmodo entrou em contato com a Apple, mas não teve respostas.

O iOS 15 teve uma porção de erros desde seu lançamento. Por exemplo, Instagram Stories foi silenciado no iOS 15 (isso já foi corrigido).

Outro erro do novo sistema era que o recurso “Desbloquear com Apple Watch” não funcionava em alguns iPhones 13s .

Alguns usuários também relataram problemas na resposta ao toque, controles do AirPods Pro e um bug no iMessage que exclui algumas fotos salvas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Não é incomum que existam erros em lançamentos iniciais. Isso já aconteceu muitas outras vezes, e é um bom motivo pelo qual usuários podem querer esperar por uma versão mais estável antes de atualizar.

Mas, se você ainda não fez a atualização e estes são recursos que você costuma utilizar, pode ser uma boa esperar até que seja lançada uma correção para iOS 15.1.