O Papa Francisco foi internado nesta quarta-feira (29) para tratar uma infecção respiratória, confirmou o Vaticano. Segundo um porta-voz, o maior representante da Igreja Católica ficará hospitalizado por “alguns dias”, até concluir a recuperação.
Em comunicado, o Vaticano afirmou que o pontífice argentino, que tem 86 anos, relatou dificuldades respiratórias nos últimos dias. Os testes para Covid-19 tiveram resultados negativos.
“O Papa Francisco se emociona com as muitas mensagens recebidas e expressa sua gratidão pela proximidade e oração”, diz a nota, que confirmou os boatos de que havia sido internado.
A declaração vem poucas horas depois da notícia de que o Papa Francisco havia sido levado para o hospital inesperadamente para realizar exames. Segundo o Vaticano, os procedimentos já estavam agendados.
A mídia italiana, porém, questiona a informação. Jornalistas informaram que o sacerdote tinha uma entrevista agendada em uma emissora de televisão, que foi desmarcada às pressas. Francisco compareceu à sua audiência geral na manhã desta quarta-feira e aparentava estar bem de saúde.
Tratamentos
O Papa Francisco enfrenta uma diverticulite, doença que pode infectar ou inflamar o cólon. Ele passou por uma operação em 2021 para retirar parte do órgão. Em janeiro, informou que a condição havia voltado, o que fez com que ele ganhasse peso, mas não deu mais detalhes.
Ele também tem problemas no joelho e já afirmou que não pretende fazer cirurgias para evitar reações à anestesia por causa de sua idade avançada. Por isso, nas aparições públicas surge sempre de bengala ou em cadeira de rodas.
O argentino disse no começo de 2023 que não tem planos de renunciar tão cedo e que só o fará por motivos graves de saúde. Ele deveria presidir a celebração no Domingo de Ramos, em 2 de abril, que marca o início da agenda de Páscoa. O Vaticano não confirmou a ausência na ocasião.