Papa Francisco grava “popecast”, o podcast que celebra 10 anos de pontificado

Em episódio de podcast, o Papa Francisco relembrou os principais momentos de seu papado. Confira trechos da entrevista
Papa Francisco durante celebração no Vaticano

“O que é um podcast?”, perguntou o papa Francisco ao repórter Salvatore Cernuzio, do Vatican News, neste domingo (12), durante a gravação do “Popecast”, um podcast que celebra seus 10 anos à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.

O papa argentino de 86 anos, que tornou-se o primeiro pontífice latino-americano em março de 2013, está completando uma década no cargo nesta segunda-feira (13). Além do podcast, ele também deu uma série de entrevistas. Nesta segunda-feira (13), está celebrando uma missa na capela do hotel Santa Marta, no Vaticano, sua residência oficial.

Em seu longo reinado, maior do que a média, de 7,5 anos, como destacou a Reuters, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, visitou 60 estados e territórios. Ele também nomeou cerca de 64% dos cardeais eleitores com menos de 80 anos (elegíveis para escolher seu sucessor).

No episódio, ele relembrou seu momento favorito durante o papado. A ocasião foi o encontro com idosos na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 28 de setembro de 2014. O evento contou com a presença do papa Bento XVI. “Os idosos são sábios e me ajudam muito. Eu também sou idoso, não sou?”, justificou.

Guerra e paz

Entre seus piores momentos, papa Francisco citou os horrores da guerra. “Houve vários momentos ruins, e todos relacionados com o horror da guerra. Primeiro, as visitas aos cemitérios militares de Redipuglia e Anzio, a comemoração dos desembarques na Normandia, depois a vigília para evitar a guerra na Síria, e agora a barbárie que vem ocorrendo há mais de um ano na Ucrânia. Por trás das guerras está a indústria de armas; isto é diabólico”, disse.

Ele ainda se referiu à guerra entre a Rússia e a Ucrânia como a “Terceira Guerra Mundial”, dizendo não esperar ser papa em um período como este. “Eu pensava que a Síria era uma coisa singular, depois vieram os outros. Sofro muito ao ver os mortos, jovens – sejam russos ou ucranianos, não me importa – pois eles não voltarão. É difícil”, lamentou.

Em relação aos seus desejos para o futuro, Francisco declarou que “precisamos de paz”. E acrescentou que seus três sonhos para a Igreja, o mundo e a humanidade são “fraternidade, lágrimas e sorriso”. O podcast do Papa Francisco está disponível no Vatican News.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas