_Tecnologia

Para-brisas de carros mais inteligentes: startup tem projeto apoiado pelo Google

O investimento do Google na startup sinaliza, além de um movimento da empresa rumo à realidade aumentada, o potencial da tecnologia da startup.

Para-brisas de carros mais inteligentes: startup tem projeto apoiado pelo Google

A startup finlandesa Distance Technologies, que desenvolve para-brisas inteligentes usando realidade aumentada, além de outras tecnologias automotivas, recebeu um investimento substancial do Google.

O aporte de US$ 11,1 milhões (R$ 60,4 milhões), divulgado na última quinta-feira (26), foi liderado pela GV, o braço de investimento do Google, visando aperfeiçoar a tecnologia de realidade aumentada da startup que permite visualizar objetos digitais 3D em para-brisas de carros.

Na prática, a tecnologia da startup, apresentada em junho deste ano, transforma para-brisas de carros e cockpits de aviões em telas de realidade aumentada.

Desse modo, não é necessário o uso de óculos de realidade mista ou aumentada. De acordo com a empresa, essa abordagem é mais acessível e prática.

O CEO e cofundador da empresa, Urho Konttori, afirmou à CNBC que o uso de headsets é uma barreira para popularizar a realidade mista. Já a tecnologia de para-brisas inteligentes da startup visa superar esse obstáculo, mas sem comprometer o desempenho.

Por isso, a startup utiliza recursos de rastreamento ocular para projetar a imagem no ponto exato do olhar do motorista, garantindo que a experiência seja imersiva e realista.

Esse rastreamento funciona por monitores LCDs com camadas ópticas que separa os campos de luz entre os olhos esquerdo e direito, criando uma camada óptica adicional para um brilho intenso.

Segundo a startup, a tecnologia consegue criar imagens em tamanho realista com profundidade de pixel “infinita”. Isso permite um campo de visão em tamanho real em qualquer ambiente. Assista:

Investimento do Google na startup 

O investimento do Google na startup sinaliza, além de um movimento da empresa rumo à realidade aumentada, o potencial da tecnologia da startup.

“Acreditamos que a Distance pode revolucionar experiências de realidade aumentada em múltiplas indústrias. A startup oferece um ecossistema aberto, permitindo que montadoras aproveitem da fusão entre o mundo digital e físico em várias aplicações”, afirmou Roni Hiranand, diretor da Google Ventures.

Hiranand justifica o aporte do Google devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia de realidade aumentada de para-brisas. “Estamos ansiosos para ajudar a Distance a implementar a tecnologia nesses setores cruciais”, finaliza o CEO.

Konttori também comemora a parceria com o Google, destacando ser o primeiro investimento em um país. A Distance faz parte da Business Finland, do governo finlandês para incentivar investimentos em inovação.

Portanto, ao investir na Distance, o Google investe na economia da Finlândia, apoiando uma tecnologia que pode transformar milhões de vidas de maneira sutil.

Por fim, Konttori revelou que a startup está chegando ao momento de lançar a próxima geração de sua tecnologia de para-brisas inteligentes, com previsão para o início de 2025.

Sair da versão mobile