Por via de regra, sempre é possível esperar pra comprar um laptop e encontrar mais tarde um melhor e mais barato. Mas, acredite em mim, agora é uma daquelas épocas que você absolutamente precisa esperar. Eis os motivos para você esperar – apenas dois meses.

1) Um sistema operacional bem melhor
De maneira curta e grossa: o Windows 7 é do car@$%#, especialmente em comparação com o Vista. É claro que você já pode atualizar um laptop Vista atual pro Windows 7, mas tem toda uma trabalheira envolvida. Compre um laptop agora e você até pode ganhar um upgrade gratuito pro Win7, mas o fabricante do laptop (não a Microsoft) precisa enviar pra você o disco de instalação via correio após 22 de outubro. Uma instalação limpa do SO feita na fábrica provavelmente dará menos problemas. Além disso, diversos laptops serão otimizados para o Windows 7, o que significa que eles terão novos recursos de hardware que tirarão proveito do novo sistema operacional, o que nos leva ao motivo número dois.

2) Mais potência
Se você tem procurado justo pelo oposto de um netbook e uma máquina móvel high-end, você já poderá escolher a partir de novembro (na verdade, final de outubro). É quando a Intel introduzirá no mercado a última edição da plataforma Centrino, cujo nome é Calpella. Este chipset deve apresentar uma versão menos gastadora de energia do processador Core i7 para desktop que tanto amamos, com possíveis versões móveis Core i5 e Core i3 a caminho mais adiante. Nós esperamos então que uma pancada destes laptops seja lançada. Nós já sabemos que a MSI lançará notebooks de 15,4” e 17” movidos pelos novos chipsets da Intel Core i7 7200M, Core i7 8200M e Core i7 920XM com Windows 7.

Anotem aí, usuários de Mac: a plataforma Centrino também é encontrada em toda sorte de MacBook – só que sem o adesivo Intel – então isto se aplica a vocês também. E fãs do brilhante MacBook plástico branco sabem que ele já está na hora de receber um upgrade cosmético, então se você quer processadores mais velozes em um MacBook Pro de estrutura inteiriça ou uma transformação visual completa – por dentro e por fora – no MacBook plástico, compensa esperar.

A chegada do Snow Leopard e do Windows 7 prontos para 64 bits significa que os fabricantes de sistemas também poderão aumentar a quantidade de RAM. Agora faz sentido ir além de 4GB, finalmente nos libertando desta limitação de RAM, apesar de que isto provavelmente virá com um alto custo.

3) Incrível perda de peso
Os laptops finos e leves que têm chegado são tão finos que me deixam com fome. Se você não liga para a potência cavalar necessária para os jogos atuais e para rodar vídeos em 1080p, a Intel também está lançando novos processadores dual core ULV. Laptops que costumavam custar além de 1500 dólares nos EUA, agora, graças à ULV da Intel (que já se chamou CULV) cairão para menos de 1000 dólares. Os novos chips dual core serão voltados para os laptops ultrafinos (aqueles que ficam logo entre os netbooks e os mainstream, como o Acer Timeline). A MSI nos contou sobre os novos chips Core 2 Duo SU4100 e SU7300 – a gente acredita que estes serão os mesmos chips que estarão no X Series estupidamente fino da Sony e no X120 da Samsung.

4) Belas ofertas
Pode ainda ser cedo demais para pensar nas ofertas de Natal mas, se você for ver bem, o outono nos EUA começa em menos de duas semanas. Muitos destes novos notebooks serão lançados ao final de outubro para coincidir com a data de lançamento oficial do Windows 7, que será 22 de outubro, e menos de um mês depois rola a famosa Black Friday e a Cyber Monday por lá, os dias com as maiores ofertas do ano. Os varejistas e os fabricantes seriam idiotas se não reduzissem o preço até mesmo das coisas mais recentes, então se você estiver pelos EUA e der uma esperada em apenas algumas semanas, você não só conseguirá os melhores laptops que há como também poderá comprá-los por preços inacreditáveis. No Brasil as liquidações costumam chegar um pouco depois – possivelmente logo depois do Natal. Mas chegam.

5) Recursos futuros
Nós não necessariamente esperamos que você espere pelo laptop de tela dupla da GScreen, mas algumas outras tecnologias novas totalmente excelentes começarão a chegar pros notebooks antes do final do ano. A USB SuperSpeed (também conhecida como USB 3.0) em breve dará as caras, e depois do Windows 7 chegar, cada vez mais laptops virão já com capacidade multitoque nativa. Além disso, existe uma boa chance de os discos solid state começarem a ter seus preços reduzidos e que mais fabricantes de laptop também passem a selecionar os modelos SSD mais velozes.

O futuro está logo ali. Ou seja, não compre nada por enquanto. Economize o seu rico dinheirinho, algeme-se à cama e controle a sua lombriga. Apenas dois meses, só isso.