Vai viajar? Google revela a melhor data para comprar passagens aéreas

Relatório do Google mostra aos viajantes que a média de preços tende a ser mais baixa 71 dias antes da partida
Passagens mais baratas
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem planeja umas férias, especialmente para aproveitar o período do fim do ano, sabe que o preço das passagens aéreas pode variar muito. Para tentar ajudar os viajantes  a encontrar passagens mais baratas, o Google divulgou nesta semana um relatório com dados que mostram quais são as melhores datas para adquirir os bilhetes.

Segundo os dados do buscador, a média de preços tende a ser mais baixa 71 dias antes da partida. Quem está procurando por passagens para o Natal deve começar a comprar em meados de outubro, mais cedo que o recomendado no ano passado.

“A média de preços tende a ser mais baixa 71 dias antes da partida – uma grande mudança em relação aos nossos insights de 2022, que descobriram que a média de preços era mais baixa apenas 22 dias antes da viagem”, afirmou o gerente de produto da empresa, James Byers, à Forbes.

A outra grande diferença que o Google identificou para o resto de 2023 em relação ao ano passado diz respeito aos voos para a Europa. O conselho de reservar com antecedência ainda é válido. Mas o Google diz que não há mais uma data ideal onde os preços caiam antes de voltarem a subir.

“Estamos vendo agora que os preços não tendem mais a cair em nenhum momento antes da partida. Eles geralmente aumentam quando faltam cerca de 10 semanas para a decolagem”, diz Byers.

“Curiosamente, esta mudança parece ser o resultado da incorporação dos dados mais recentes até 31 de julho de 2023 no conjunto de insights deste ano”, completou.

Passagens mais baratas: Google Voos vai informar o melhor momento para compra

Seguindo nas novidades para ajudar aos viajantes, o Google Voos, ferramenta de busca de passagens da empresa, lançou nesta segunda-feira (28) uma funcionalidade que ajuda a descobrir o momento certo de fazer a reserva com uma maior economia.

Google lançou um recurso de rastreamento de preços. Imagem: Google/Reprodução

Como resultado, o serviço do Google agora informa ao usuário quando os preços para o destino escolhido, na data selecionada, ficam mais baixos. A medida, até o momento, só vai estar disponível para os usuários dos EUA e não tem data para chegar ao Brasil.

Além disso, a função pode identificar que a melhor hora para a compra é dois meses antes da viagem, por exemplo.

Enquanto isso, outra funcionalidade anunciada é a “Garantia de Preço”. Em alguns resultados de voos, a plataforma colocará um selo, que indica que o voo não terá diminuição de preço antes da data da viagem.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas