Ciência

Pássaros machos treinam canto sozinhos para impressionar as fêmeas

Sem treinamento, o canto dos pássaros canoros machos é prejudicado em questão de dias, o que também desagrada as fêmeas
Imagem: Andy Holmes/ Unsplash/ Reprodução

Para os humanos, cantar é um grande talento e, muitas vezes, uma profissão. Mas para os pássaros canoros, o canto é questão de sobrevivência. Eles cantam para impressionar futuros parceiros, para defender seus territórios e manter laços sociais.

No entanto, para aperfeiçoar a habilidade, é preciso treinamento. E, como qualquer outro exercício, o canto também envolve músculos.

“Há muito tempo sabemos que o canto de pássaros é controlado por músculos vocais rápidos, mas até agora tínhamos muito pouco conhecimento se e como esses músculos podem responder ao exercício, como fazem nossos músculos das pernas”, diz Iris Adam, cientista da Universidade do Sul da Dinamarca.

Agora, um novo estudo publicado na revista Nature Communications e com autoria de Adam concluiu que os pássaros canoros machos precisam cantar diariamente para exercitar seus músculos vocais. 

Assim, eles são capazes de produzir boas canções para as fêmeas, que notam a falta de treinamento.

Exercitar para não perder

De acordo com os resultados da pesquisa, caso fiquem sem treinar os músculos vocais, eles ficam fracos – e esse processo acontece em questão de dias. De modo geral, depois de sete dias sem cantar, os músculos que controlam o canto dos pássaros perdem 50% de sua força.

Diferentemente de outros músculos do corpo, que ficam mais duros e lentos quando mais fortes, os músculos vocais ficam mais rápidos. É o que os pesquisadores chamaram de treinamento reverso.

Apesar das diferenças nas canções não serem perceptíveis logo de início para os pesquisadores, elas ficaram mais claras após a análise de gravações. Dessa forma, eles puderam identificar que os pássaros cantavam de maneira diferente antes e depois do exercício.

E, quando a principal audiência ouvia, sabia diferenciar o que era bom e o que era ruim. Os cientistas reproduziram as canções para fêmeas de tentilhões-zebra, a fim de compreender se elas conseguiam perceber a diferença.

Segundo o estudo, 75% delas preferiram as músicas dos pássaros machos que haviam se exercitado.

Possíveis respostas

No Brasil e ao redor do mundo, é comum ouvir o canto das aves desde cedo, pela manhã. Para os pesquisadores, esses resultados fornecem uma razão pela qual os pássaros cantam tanto e todos os dias.

Além disso, os cientistas acreditam que a compreensão do treinamento reverso pode auxiliar pesquisas na área da fala e canto em humanos. 

“Esse treinamento reverso pode ser uma característica única para os músculos vocais, que pensamos ser verdadeira para todos os vertebrados, incluindo humanos, porque todos os músculos vocais são relacionados ao desenvolvimento”, explica Adam.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas