É quase impossível encontrar alguém que não ache ursos pandas fofos. Até a pessoa mais séria que você conhece, provavelmente vai amolecer ao ver um vídeo dos peludos.

Se você gosta desse bichão, é possível acompanhar a rotina desses comilões através de câmeras ao vivo instaladas no Shenshuping Gengda Panda Center, na China.

Mas calma, você não verá os ursos ficando de pé para lutar kung fu como o Po do filme Kung fu Panda, mas eles são bons em escalar árvores, e conseguem subir desde os sete meses. Além disso eles sabem nadar e quase sempre estão brincando. Então, se você tiver tempo, é uma ótima dica para se distrair e entender um pouco mais sobre como vivem os bichanos.

Mas não é só de fofura que vivem esses animais: eles precisaram evoluir para continuar por aqui e nessa acabaram obtendo hábitos um tanto quanto peculiares, por exemplo, eles se alimentam de bambus, isso mesmo!

Mas é só isso que ele come?

Como predadores como o tigre-dente-de-sabre não está mais por aqui, os pandas não precisam mais ser muito rápidos e se tornaram vegetarianos para ques não fossem extintos. Eles são famosos por se alimentarem de bambu, mas também gostam de algumas frutas e podem comer carne.

A dieta de uma panda-gigante consiste 99% em bambu. Um adulto de 45 quilos (e os pandas conseguem chegar aos 150 quilos em cativeiro) passam uma média de 14 horas comendo. E ele pode comer de 12 a 38 quilos de bambu por dia — eles são considerados gigantes.

 

Assine a newsletter do Gizmodo

 

Confira: