_Ciência

Passo a passo: tenha o calendário astronômico de 2023 no Google Agenda

Veja como não perder nenhum eclipse, chuva de meteoros ou lançamento de foguetes durante o ano com este calendário astronômico

Passo a passo: tenha o calendário astronômico de 2023 no Google Agenda

Imagem: Pexels/Reprodução

O jornal norte-americano New York Times criou um feed interativo que permite acompanhar dia após dia os principais eventos do céu, datas comemorativas ou lançamentos espaciais que acontecem ao longo de 2023. O calendário astronômico existe há cerca de 5 anos e tem integração direta com o Google Agenda.

A agenda é atualizada regularmente, incluindo os eventos mais interessantes do ano. Novas entradas são adicionadas ou removidas automaticamente, conforme os eventos surgem ou são concluídos. Além disso, as datas de lançamento de foguetes podem ser reagendadas ou adiadas, devido a imprevistos técnicos ou meteorológicos.

Para adicionar os eventos no Google Agenda, basta seguir o passo a passo:

  1. Faça o login na sua conta Google no computador ou celular;
  2. Clique neste link para se inscrever na agenda do New York Times;
  3. Quando o link carregar o site ou aplicativo, clique em “Adicionar” para inserir a agenda no calendário.

O calendário astronômico aparecerá na seção “Outras Agendas”, onde é possível escolher a cor que os eventos aparecem no calendário, definir notificações ou exibir/ocultar a agenda.

Vale ressaltar que os eventos são adicionados seguindo o fuso horário de Nova York (GMT -05h). Ou seja, se você estiver no fuso horário de Brasília (GMT -03h), será preciso adicionar duas horas a mais nos horários informados pela agenda.

Cada evento – que tem curadoria dos jornalistas e editores de ciência do jornal – tem uma breve explicação em inglês, além de links para ter acesso a informações extras.

Confira abaixo alguns dos principais eventos do calendário astronômico de 2023. Algumas das datas informadas são aproximadas.

Sair da versão mobile