O escritório de patentes e marcas registradas dos EUA (UPSTO) frequentemente toma decisões terríveis (e excessivas) em relação a patenteamento, mas essa mais recente beira o absurdo. A Amazon oficialmente possui uma patente por sua brilhante ideia de… tirar fotos em fundos brancos.

Talvez seja uma confirmação das habilidades dos advogados de propriedade intelectual da Amazon, ou então do fato da USPTO ser ineficaz, mas fotógrafos estão preocupados desde que os detalhes da patente – chamada vagamente (e apropriadamente) de “arranjo de estúdio” – foram liberados. Basicamente, a patente lista em detalhes absurdos cada condição necessária para cumprir a técnica (questionável) da Amazon.

scmhlydnxb83uegdbpvx

Os detalhes vão desde F-stop a valor ISO, passando por distância focal. Eles falam até da geometria exata de cada lente, suporte e fonte de luz. Eis um parágrafo (em inglês) bastante detalhado da patente:

l9qz7vjjc7tcdpd2oehp

Isso tudo parece ridículo, mas não é nada. A Amazon tenta se destacar ao explicar que as formas anteriores de tirar fotos em estúdio usavam retoques nas imagens e telas verdes. O Tech Dirt explica:

A técnica da Amazon aparentemente é bastante pura, sendo apenas o fotógrafo, o objeto/pessoa fotografado, o fundo branco, algumas luzes frontais e traseiras e algum tipo de objeto separando o objeto do chão abaixo dele.

Mas ao mesmo tempo que a Amazon indiscutivelmente não é a pioneira nessa técnica, como ela alega, o fato permanece sendo que não há muita forma de impor a patente. As condições extensas e específicas listadas significam que praticamente não há como A) violá-la ou B) saber se a patente foi violada de alguma forma.

Então por que a Amazon entrou com esse pedido? Pode ser para garantir que nenhuma foto pareça 100% como as da empresa (mesmo que sejam quase idênticas). Além disso, com a Amazon sendo uma corporação imensa, há sempre a possibilidade de ser uma das diversas patentes que ela tenta registrar – e, nesse caso, acabou colando.

De qualquer forma, certamente não ajuda a USPTO – o escritório, neste momento, precisa de muita ajuda para encontrar um rumo. Você pode conferir a patente completa abaixo (em inglês). [USPTO via Tech Dirt]

Pat 8676045