Pebble Time Round é o smartwatch que mais se parece com um relógio comum
“Parece um relógio de verdade!”, disse a minha esposa quando mostrei o novo Pebble Time Round para ela. Ela não dizia o óbvio. Ela quis dizer que, de todos os smartwatches que ela já tinha visto, esse era o primeiro que ela consideraria usar.
Caso você não esteja familiarizado, a Pebble é a pequena empresa que realmente inaugurou o mercado de smartwatches. A Apple, o Google e a Samsung tentaram, mas os críticos geralmente concordam que a Pebble produz os melhores smartwatches. Por quê? Porque eles são mais simples, acessíveis e a bateria costuma durar mais de uma semana.
O problema é que todos são bem quadradões e têm aparência de smartwatch. O Pebble Time Round, por sua vez, parece um relógio comum.
De acordo com a Pebble, ele é o smartwatch mais fino e leve do mundo. São necessários três deles para chegar ao peso de um Apple Watch de 42 mm. E ainda assim, o Round tem as mesmas entranhas que um Pebble Time Steel — com uma notável exceção.
Aqui está ele ao lado de um Moto 360, um dos principais relógios com o sistema Android Wear:
O Moto 360 tem 11 mm de espessura, enquanto o Pebble Time Round tem meros 7,5 mm.
Aqui está ele ao lado do Pebble Time Steel:
E aqui está a nova coleção Pebble Time Round. Note o comprimento de cada pulseira: enquanto os Pebbles mais novos vinham com pulseiras de 22 mm, o Round virá com pulseiras de 20 mm para um visual mais masculino, e 14 mm para o modelo feminino. Pulseiras de metal estarão disponíveis no futuro.
Tá, mas como é possível um relógio fininho como este? O fundador e CEO, Eric Migicovsky, alegremente me explica que o único sacrifício necessário para chegar a esta espessura foi diminuir o tamanho da bateria. Agora, em vez de estimados 10 dias de bateria (para o Pebble Time Steel), o Round tem apenas dois.
Isso é estranho. A vida útil da bateria não é um ponto forte? Sim, mas Eric argumenta que para um relógio tão fino quanto esse, a troca é válida – particularmente por permitir a Pebble levar smartwatches a um público que ninguém conseguiu conquistar ainda. A Apple, Motorola e Samsung têm relógios mais grossos e pesados que mal conseguem chegar a dois dias de bateria. Eles não vão conseguir diminuir seus modelos.
Além disso, Eric diz que a bateria tem uma carta na manga: conectá-lo à energia por 15 minutos dá ao relógio 24 h de autonomia.
No mais, o novo Pebble Time Round é basicamente o mesmo que o Steel. Tem o mesmo processador e memória, o mesmo layout com quatro botões, o mesmo microfone, o mesmo cabo de carregamento, e a mesma construção em aço inoxidável — apesar dele ser apenas levemente resistente à água agora. “Não recomendamos que você tome banho com ele”, diz Eric.
Ele também funcionará com as pulseiras inteligentes que serão lançadas — apesar de Eric admitir que não existe um prazo para torná-las disponíveis. A Pebble deixou este produto nas mãos de fabricantes de acessórios, ela não vai construí-las.
E quanto aos apps na tela redonda? A Pebble tem um plano para isso também. Haverá uma SDK (é claro) para ajudar desenvolvedores a migrarem seus apps e watchfaces para a tela redonda.
Alguns modelos do Round têm cantos com números inscritos neles, o que tornará ver as horas no horário analógico muito mais fácil.
Para os apps da Timeline, aqueles integrados à interface do Pebble – que permitem a você rolar para cima e baixo, mostrando informações e compromissos no passado, presente e futuro – a interface irá automaticamente converter o texto para caber melhor na tela redonda. Inclusive, ele usa a tela de forma melhor, desperdiçando menos espaço.
O Pebble Time Round chega ao mercado dia 8 de novembro por US$ 250, e está em pré-venda.
Mas essa não é a única novidade divulgada pela empresa. O Pebble Time Steel também já pode ser encomendado por aqueles que não participaram na campanha do Kickstarter. E a pulseira de metal parece bem bacana:
E a companhia também trará o Pebble OS 3.0 para o Pebble original e para o Pebble Steel dentro dos próximos meses. Eu ainda adoro como é bom ler nestes dispositivos preto e branco.
Mas caso você queira um smartwatch que não se parece com um, estes provavelmente não são para você. Eu estou ansioso para experimentar o Pebble Time Round — e também ver o que minha esposa acha dele.