Você já parou para pensar na possibilidade de ter seu terreno invadido por um pedaço de foguete? Pois é, foi o que aconteceu com o casal João Ricardo Pacheco e Joseane Maria Franco – moradores de uma propriedade rural em São Mateus do Sul, no Paraná.

A dupla havia escutado o estrondo dias antes, mas relevou o barulho devido à chuva que caía na data. Foi na última quarta-feira (16) que veio a surpresa: a cerca de 50 metros da casa, um pedaço de metal de 600 quilos e quatro metros de comprimento ocupava o gramado do terreno.

Após análises, foi sugerido que o objeto se tratava do segundo estágio de um foguete Falcon 9, da SpaceX. O pedaço de lixo espacial havia entrado na atmosfera no dia 8 de março às 04h36 da madrugada, sendo visto no céu noturno por moradores de Santa Catarina e Paraná.

Geralmente, peças de foguetes e outros objetos extraterrestres acabam queimando ao entrar na atmosfera. Este pedaço de foguete, por sua vez, era formado por uma liga de nióbio e titânio, o que parece ter garantido sua resistência às altas temperaturas. 

Ele foi lançado no dia 19 de dezembro de 2021 da Base da Força Espacial dos Estados Unidos em Cabo Canaveral, na Flórida. Sua missão era colocar em órbita o satélite de comunicações turco Turksat 5B, ampliando assim os serviços de transmissão de dados de banda larga na Turquia, Oriente Médio, Europa e em algumas regiões africanas.