Um restaurante na cidade de Leshan, na China, tem mais a oferecer do que seus pratos de comida. Recentemente, paleontólogos da Universidade de Geociências da China confirmaram a presença de pegadas de dinossauros no pátio do estabelecimento.
No passado, o espaço que hoje abriga o restaurante era uma grande fazenda. As pegadas parecem ter sido enterradas por camadas de terra para protegê-las dos danos causados pelo clima. Agora, os pesquisadores utilizaram scanners 3D para estudá-las e divulgá-las ao público.
De acordo com os cientistas, as pegadas apontam para dois saurópodes que viveram há 100 milhões de anos, durante o início do período Cretáceo. Este grupo representa os maiores animais que já pisaram na Terra, com seus pescoços para lá de notáveis. Os dinossauros de Leshan, por exemplo, parecem ter alcançado os oito metros de comprimento.
A China passou por um intenso processo de desenvolvimento. A chegada de novas construções tem tornado cada vez mais difícil para os paleontólogos encontrar fósseis que remetam ao passado. A equipe explica que, após qualquer relato de possíveis novos achados, eles correm para a região notificada antes que o registro seja coberto ou destruído.
Tal fator torna a descoberta feita no restaurante ainda mais especial. Agora, as pegadas dos dinossauros localizada na área externa do estabelecimento estão isoladas para que nenhum visitante danifique o vestígio.