Peixe pirarucu de 2,5 m e 130 kg deixa youtuber ferido na Amazônia

O youtuber Fabio Fregona, também conhecido por Baca, pratica pesca esportiva e já capturou um pirarucu de 2 metros anteriormente, mas agora se superou. Confira!
pirarucu 2,5 metros
Imagem: Reprodução/Instagram/Fabio Fregona

O youtuber Fabio Fregona, ou Baca, se feriu ao tentar pescar um pirarucu de quase 2,5 metros e mais de 130 quilos. Ele publicou um vídeo do momento, que aconteceu em um rio da Amazônia, em Rondônia, nesta segunda-feira (8). Nas imagens, o peixe dá um bote para se salvar, machucando a boca de Fregona.

“Quando pesquei há dois anos atrás um pirarucu de 2 metros, achei que tinha zerado a vida, que seria impossível bater esse recorde… Mas o destino tinha outros planos… Hoje trago para vocês a maior batalha da minha vida, de novo com um pirarucu, só que agora com bem mais de 2m — cerca de 2,30m — que, de acordo com as métricas, deve pesar uns 130 quilos”, escreveu em seu canal.

O pescador reconheceu o perigo que enfrentou ao tentar manter o animal no caiaque. Após atingir seu objetivo, ele pretendia devolvê-lo à água.

“Confesso que tive medo, sei que corri grandes riscos, muitos deles por querer tirar e soltar o peixe o mais rápido possível, para devolvê-lo saudável à natureza. O resultado disso é ter que manusear um dos peixes mais perigosos do mundo, gigantesco, sozinho, no seu ambiente, com todo gás para se defender. Cheguei ao meu limite e tive a minha lição”, encerrou, convidando seus inscritos a assistirem ao vídeo que considerou “histórico”.

Veja a pesca do pirarucu abaixo:

Qual é o tamanho normal do Pirarucu?

Nativo da Amazônia, apesar de já ter aparecido em rios de São Paulo, o pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo. O comprimento dos adultos da espécie costuma variar de 2 a 3 metros, enquanto seu peso vai de 100 a 200 kg, segundo a organização WWF (World Wide Fund for Nature). Seu nome vem dos termos indígenas pira (peixe) e urucum (vermelho), devido à cor de sua cauda.

A espécie corre risco de extinção devido à pesca predatória nas últimas décadas, já que sua reprodução é menor que o número de animais pescados. Para preservá-la, em 2004, o Ibama – (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) criou uma Instrução Normativa para regulamentar a pesca do pirarucu na Amazônia, proibida em determinadas épocas.

– Leia também no Giz Brasil: Goiano pesca maior tubarão de água doce em Mato Grosso e bate recorde.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas