Pesquisadores divulgam vídeo inédito de 80min do Titanic
O filme “Titanic”, de James Cameron, completou nesta quinta-feira (16) 25 anos de lançamento. Em comemoração, a ONG Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI), dedicada à exploração ocêanica, mostrou imagens nunca divulgadas do naufrágio em seu canal no YouTube.
O vídeo soma uma hora e 21 minutos de registros raros e inéditos obtidos em julho de 1986. Ele retrata a primeira visita ao navio após o desastre, que aconteceu em abril de 1912.
Os frames foram capturados por exploradores que estavam a bordo do submersível Alvin. Para adentrar os locais em que o veículo não poderia passar, foi utilizada uma embarcação operada remotamente chamada Jason Junior, que havia sido construída há pouco tempo na época.
A expedição foi liderada por Robert Ballard, arqueólogo subaquático conhecido por ter descoberto os destroços do RMS Titanic e do navio alemão Couraçado Bismarck. O vídeo que retrata o momento não possui cortes e nem narração. Por cerca de 80 minutos, o público tem a chance de “entrar” na embarcação e conhecer seus salões já degradados pela ação do ambiente.
O Titanic tinha como objetivo partir de Southampton, na Inglaterra, atravessar o Atlântico e alcançar Nova York, nos EUA. As coisas não saíram como o esperado. Após quatro dias de viagem, o navio colidiu contra um iceberg e naufragou, matando mais de 1,5 mil pessoas.
Hoje, os destroços do navio estão a uma profundidade de 3.780 metros no norte do Oceano Atlântico. Ele pode ser encontrado a cerca de 600 km a sul-sudeste ao largo da costa da Terra Nova.